A tradicional Festa do Morango de Brazlândia chega a sua 28ª edição, celebrando a colheita da fruta que movimenta o agronegócio na região. O evento, que começa nesta sexta-feira (6/9) e prosseguirá até 15 de setembro, de quinta a domingo, terá programação variada que inclui venda de morangos frescos, exposições agrícolas, feira de floricultura e jardinagem, artesanato, concurso de receitas e atrações musicais.
Morangolândia e Florabraz: sabores e cores da festa
Na chamada “Morangolândia”, os visitantes poderão comprar morangos diretamente de 42 estandes de produtores locais atendidos pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF). Além da fruta fresca, haverá diversos produtos derivados, como doces e geleias. E na Florabraz, feira de floricultura e jardinagem, o público encontrará flores e plantas ornamentais cultivadas no Distrito Federal.
Concurso de receitas, exposição agrícola, arte e cultura
Como de costume em todas as edições do evento, a estrela da festa, o morango, será também o ingrediente principal do aguardado concurso de receitas, marcado para sábado (7/9), das 10h às 12h. Na disputa, estão 12 participantes. Um júri popular e especialistas vão provar os pratos apresentados para escolher os três vencedores, que serão premiados. O objetivo é incentivar a criatividade no uso do morango na alimentação.
Já nos dias 13 e 14, a 34ª Exposição Agrícola reunirá cerca de 500 amostras de produtos de origem exclusiva das regiões de Brazlândia e Ceilândia, como hortaliças, frutas, grãos e flores. “Neste evento, os expositores são convidados a apresentar seus melhores produtos. Haverá um júri que fará a classificação em cada uma das categorias, e os primeiros colocados serão premiados”, conta Claudinei Vieira.
A festa também dará espaço à criatividade. O Salão do Artesanato contará com peças feitas por artesãos do Distrito Federal, como bolsas, cestas, chaveiros e itens decorativos. Entre as atrações musicais confirmadas, estão artistas como Leonardo, Dilsinho, Grelo, Gino e Geno, Trio Parada Dura e César Menotti e Fabiano, garantindo animação para todos os gostos.
Frequentadora assídua da Festa do Morango, a empresária Suzanny Costa, 32, conta que o evento já faz parte de uma tradição na sua família há 19 anos. “Sempre nos reunimos para aproveitar a gastronomia e fazer estoque de morangos, que são muito melhores, enormes e doces, além de mais baratos que nos supermercados”, enfatiza a moradora de Samambaia.
Experiências únicas: esportes e colheita
Os amantes dos esportes terão a opção de embarcar no Passeio Ciclístico da Independência, circuito tradicional da Festa do Morango que reúne ciclistas de todas as idades anualmente em 7 de setembro. A concentração será às 9h, no Foias Bike, localizado no posto de combustível na entrada de Brazlândia. Para se inscrever, é preciso entrar em contato com a Administração Regional de Brazlândia, pelo telefone (61) 3550-6338.
Para quem deseja vivenciar o processo de colheita da fruta, a Festa do Morango oferecerá o “Colha e Pague”, oportunidade para conhecer uma propriedade de morangos e fazer a sua própria colheita, no dia 14 de setembro. Segundo a organização do evento, as atividades serão feitas em dois grupos de 30 pessoas cada, um pela manhã e outro à tarde. Para participar, o interessado deve se inscrever antecipadamente pelo número (61) 99817-3453.
De acordo com a Emater-DF, 559 produtores dedicam-se ao cultivo orgânico e convencional de 185,52 hectares. Somente a região administrativa de Brazlândia, que abrange também o Núcleo Rural Alexandre Gusmão, foi responsável por 6.310,5 toneladas. O valor bruto da produção de morango no DF é de aproximadamente R$ 157 milhões.
Embora Brazlândia seja a maior produtora de morangos do DF, outras regiões como Ceilândia, Gama, Paranoá, São Sebastião, Sobradinho, Planaltina (Núcleos Rurais Taquara e Pipiripau) e Núcleo Rural Vargem Bonita (Park Way) também já produzem a fruta. Na capital federal, o cultivo é favorecido pela altitude, pela amplitude térmica – dias quentes e noites frias – e pelo clima seco.
Saúde e nutrição: os benefícios do morango
Além de saborosa, nutritiva e com baixo teor calórico, a fruta é rica em antioxidantes, vitaminas e minerais, que ajudam a combater os radicais livres e retardam o envelhecimento celular, reduzem o colesterol e melhoram a saúde cardiovascular. O morango também auxilia no controle dos níveis de açúcar no sangue e promove a saciedade, contribuindo para a perda de peso.
A Festa do Morango é organizada pela Associação Rural e Cultural Alexandre de Gusmão (Arcag) e pela Associação Rosa dos Ventos, com apoio da Emater-DF, da Administração Regional de Brazlândia, da Secretaria de Agricultura do Distrito Federal (Seagri-DF), da Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF), da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e outros parceiros.
Festa do Morango de Brasília 2024
De 6/9 (sexta-feira) a 8/9 (domingo); de 12/9 (quinta-feira) a 15/9 (domingo). Quinta e sextas, das 18h às 2h; sábados e domingos, das 10h às 2h. Na Associação Rural Cultural Alexandre de Gusmão (Arcag), Núcleo Rural Alexandre de Gusmão, Incra 6, Brazlândia-DF. Entrada franca, mediante doação de um quilo de alimento. Classificação: livre (menores de 16 anos deverão estar acompanhados pelos responsáveis).