Menu
Eventos

1ª edição de Corpo Diversidade celebra arte e resistência LGBTQIAPN+ no DF

Evento no Guará destaca talentos da comunidade LGBTQIAPN+ em diferentes expressões artísticas e reafirma a luta por visibilidade e inclusão nas artes do Distrito Federal

Maria Eduarda Lima

07/11/2024 14h40

captura de tela 2024 11 06 às 16.28.52

Amanda Oliveira, a Santa Surda. Foto: Divulgação

O prêmio “Corpo Diversidade: Prêmio LGBTQIAPN+ do Movimento” estreia nesta quinta (7/11), das 17h às 22h, na Administração Regional do Guará, com o propósito de dar visibilidade e reconhecimento aos artistas e coletivos LGBTQIAPN+ do Distrito Federal. Celebrando a arte e a cultura dessa comunidade, o evento gratuito destaca talentos de diversas áreas, como música, dança, teatro e circo, reforçando a importância de valorizar as expressões artísticas nas regiões administrativas do DF.

Idealizado pela artista Amanda Oliveira (Santa Surda), o “Corpo Diversidade” destaca 12 prêmios em diferentes categorias e subcategorias, com uma premiação total de R$ 23 mil. As categorias abrangem uma vasta gama de modalidades artísticas, como técnicas coreográficas, arte drag, improvisação musical, além de prêmios dedicados à representatividade de artistas trans, negros, indígenas e com deficiência. Para a diretora de produção do projeto, Bibi Iná, a premiação é um marco, pois traz visibilidade a uma comunidade que ainda enfrenta barreiras para acessar espaços de fala e reconhecimento. “Um espaço e  local de fala somente das pessoas integrantes da comunidade LGBTQIAPN+ é raro”, ressalta.

Um dos destaques da programação é a batalha de rap, além de apresentações artísticas dos vencedores e de convidados especiais. A diretora de produção também reforça a importância do evento como um espaço de celebração, mas também de luta por respeito e igualdade. “Muitas vezes, eventos como as paradas LGBTQIAPN+ são vistos como ‘carnaval’ pela sociedade, pois não há a compreensão de que também é uma celebração da nossa luta e resistência diária”, explica.

captura de tela 2024 11 06 às 16.32.57
Artista Etcetera Vibes se apresenta na premiação Corpo Diversidade. Foto: Divulgação

O evento foi viabilizado por meio de um Edital de Chamamento, lançado em outubro, que buscou incentivar a produção artística inclusiva e genuinamente representativa da diversidade da comunidade LGBTQIAPN+. Para garantir uma seleção justa e criteriosa, três curadores avaliaram as obras inscritas com base em técnica, criatividade e qualidade das apresentações enviadas por vídeo.

Com a expectativa de ser uma plataforma de visibilidade para os artistas LGBTQIAPN+ do DF, a premiação “Corpo Diversidade” promete não apenas reconhecer talentos, mas também consolidar um espaço de inclusão e celebração da diversidade nas artes.

Programação:

Às 17h
Oficina de Vogue – 50 minutos – artista Garnet
Oficina de Malabares – 50 minutos – artista Lazu
Apresentação Musical ao vivo – 30 minutos – artista Bibi Iná

Às 19h
Apresentação do Grupo Surdodum
Apresentação de todos os premiados:
Dança-Coreógrafo: Leandro Lira – Cia Transições
Dança-Dançarino/Técnicas Coreográficas: Paulo Vitor
Dança-Dançarino/Improvisação: Ana Teles
Música-autoral: Haynna
Música-Instrumental: Dani da Silva
Música Improvisação: Flor Furacão
Teatro – Atuação : João Ricken
Teatro – Performance Drag Etcetera Vibes
Circo – Malabarismo, Ilusionismo e Equilibrismo: Olho de Medusa
Identidade – Artista Negro: Lucas Nunes
Grupo – Prêmio Destaque: Iago Azevedo Ramos
Espetáculo – Prêmio Espetacular: Ernandes Silva
Apresentação Artística de Dança – Artista Wesley e Renata
DJ do evento – Dj Lone

Corpo Diversidade: Prêmio LGBTQIAPN+ do Movimento
Quinta (7/11), das 17h às 22h, na Administração Regional do Guará. Entrada: acesso livre.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado