A terceira edição do festival Quando as Ruas Chamam volta a fazer da nona região administrativa do DF a capital da dança de rua do país, nesta sexta (9), sábado 910) e domingo (11). Nos moldes das edições anteriores, o consagrado evento promovido pelo Fundo de Apoio à Cultura traz os bboys e bgirls que disputam a final de dança em oito categorias distintas.
O festival busca não somente abarcar as competições, mas igualmente gerar visibilidade aos artistas participantes. Acima de tudo, quebrar paradigmas sociais que restringem o breaking a uma cultura de gueto. No decorrer dos três dias, a ordem se inverte e o Plano parte para a Ceilândia em busca de arte. A periferia pauta o centro.
E nem só de dança vive a quebrada. Quando as Ruas Chamam convocou uma crew responsa para somar. Além dos dançarinos, aparecem por lá nomes expressivos do rap, do grafite e do breaking, a exemplo dos DjsFlip Jay (CE), MF (SP) e Niko (SP), da rapaziada da Funqquestra e dos MCs Rodrigo OKZ e Banks, figura lendária da cultura hip-hop com 25 anos de estrada no movimento.
E ainda rolam batalhas, galeria de fotos, a presença do rapper Japão (Viela 17) na abertura dos trabalhos e o empoderamento de quem representa o melhor da cultura de rua.
Serviço
Data: 9 de dezembro
Hora: 10H
Local: Auditório do Campus Ceilândia da Universidade de Brasília
Data: 10 e 11 de dezembro (sábado e domingo)
Finais, batalhas e apresentações
Hora: A partir das 13h
Local: Sesc Ceilândia