Menu
Entretenimento

Evento gratuito contará com espetáculos, pintura e escultura ao vivo, palestra e concerto no Lago Norte

Arquivo Geral

17/03/2017 16h41

Dias 17 e 18 de março, sexta e sábado, acontecerá no Lago Norte- DF, o Dia da Arte. Promovido em todo o Brasil pela Organização Internacional Nova Acrópole, o evento gratuito terá como tema geral “Arte – Caminhos para a Harmonia”. É esperado público de mil pessoas.

A programação, que acontece sexta a noite e sábado durante todo o dia, contará com concerto do Centro Suzuki de Brasília e a Orquestra Metropolitana de Brasília, demonstrações de pintura e de escultura ao vivo, aula aberta de valsa, roda de choro, quarteto de cellos, madrigal, apresentações de teatro, dança, poesia e palestra.

A data é comemorada anualmente pela escola de filosofia Nova Acrópole em todas as suas sedes pelo país com o objetivo de relembrar como o cultivo da arte à maneira clássica pode ser um caminho para o homem encontrar a harmonia interior.

O diretor nacional da Nova Acrópole, Luis Carlos Marques Fonseca, que ministra a palestra magna do evento “Arte: Caminhos para a Harmonia”, às 20h do sábado, explica que, sob a ótica da filosofia à maneira clássica, a arte tem o intuito de reproduzir a harmonia da natureza:

“É uma experiência de equilíbrio, de relação das partes com o conjunto. Sob este enfoque, um quadro bem feito, uma escultura, uma obra arquitetônica, a música, prosa e a poesia, seriam expressões artísticas organizadas e harmoniosamente equilibradas em torno de um sentido de proporção oculto”.

É justamente essa capacidade de harmonizar os diferentes movimentos, cores e notas em todas as formas de expressão da arte, seja pela poesia, música, teatro ou dança que será apresentada no Dia da Arte.

Durante todo evento haverá o convite para uma experiência inspiradora, contando com toda uma estrutura de alimentação, recepção, permitindo o conforto de corpo e alma.

O efeito da apreciação da arte clássica é, sobretudo, pedagógico. “O contato com os princípios da natureza expresso nos clássicos faz o ser humano mais natural, suas emoções podem se tornar mais equilibradas e sadias, abrindo assim seus horizontes para vivências de mais inteligência e discernimento”, complementa o diretor.

A Organização Internacional Nova Acrópole

A OINA foi fundada em 1957, em Buenos Aires (Argentina), pelo professor Jorge Ángel Livraga Rizzi (1930-1991). Pautada em três pilares: filosofia, cultura e voluntariado, atua como Escola de Filosofia Prática, promovendo os valores atemporais e o desenvolvimento humano em mais de 40 países, nos cinco continentes, reunindo milhares de alunos e voluntários.

SERVIÇO

Dia da Arte – Caminhos para Harmonia
Data: Sexta e Sábado, dias 17/03 e 18/03
Horário: Sexta: 19h30 às 22h30 / Sábado: 9h às 21h
Local: Nova Acrópole Lago Norte (SHIN CA 09 lote 18)
Entrada Franca

PROGRAMAÇÃO

Sexta:

19h30 Apresentação Musical:
“Valores humanos através da música”
Com o Centro Suzuki de Brasília e a
Orquestra Metropolitana de Brasília – maestro Ricardo Castro;

21h30 Apresentação Artística:
“Encontro das Artes: Teatro, Dança (Grupo Terpisícore e Raísa Latorraca), Poesia e Música”

Sábado:

9h Demonstração de pintura
ao vivo com artista Juliana Limeira;

10h Apreciação de poesia:
“A Arte na Escrita” com poetisa Enila Freitas;

11h Apreciação musical:
“O Simbolismo de ‘A Flauta Mágica’ de W. A. Mozart” com violinista Flávia Fernandes;

15h Aula aberta de valsa
(entrega de senha para participação a partir das 14h – máx.
?40? pessoas);

15h Aula Aberta de Escultura
com Prof. Paulo de Paula (Escola de Escultura);

17h Roda de choro:
com o grupo “Alma Brasileira”;

18h30
?Apresentações Musicais
?Quarteto “Cellos Brasil” (Orquestra Sinfônica de Brasília) e “Madrigal Euterpe”;

20h Palestra Magna:
“Arte – Caminhos para a Harmonia” com Prof. Luis Carlos Marques Fonseca

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado