O espetáculo Teto e Paz, da Cia Hispano-brasileira La Casa Incierta, faz sua última temporada de sexta (2) a domingo (4.06), na Sala Plínio Marcos da Funarte. A peça versa sobre episódios da vivência de seis jovens ex-moradores pelas ruas de Brasília, com eles próprios interpretando suas personagens, ao lado de três atores profissionais e do rapper GOG, em participação especial, cantando raps de sua autoria.
Teto e Paz estreou com sucesso em Samambaia neste último fim de semana. O espetáculo é patrocinado pelo FAC/DF e foi selecionado para integrar a programação do Festival Cena Contemporânea 2017. O projeto dá sequência à experiência de Meninos da Guerra, realizada em julho de 2015, com 22 jovens de mesma situação social e quatro artistas profissionais. Esse espetáculo, que lotou as salas de teatro de Brasília e Ceilândia, provocou uma reviravolta em suas vidas. Mais ainda, estimulou cinco deles a continuar dividindo os palcos com os atores do projeto.
Teto e Paz põe em cena sonhos e desejos de juventude, com um detalhe: os adolescentes são marcados por suas existências de profunda insegurança social. E de realista e crua em Meninos da Guerra, a linguagem ganhou maturidade dramatúrgica. O diretor e dramaturgo Carlos Laredo explica que foi uma experiência profunda a de, após a convivência anterior no palco, poderem sair da história para criar uma narrativa poética.
“Por trás da vivência sem direitos básicos e amparo de pai e mãe, e do contato com a morte desde muito cedo, há uma grande potência nesses meninos, gerada pela relação forte e trágica com a vida. Isso nos permitiu recuperar deles a narrativa do herói ? o que é capaz de proteger o outro e de ir ao inferno, como Dante em Divina Comédia, e voltar para contar o que viveu”. A atriz Clarice Cardell diz que a peça mescla as mitologias heroicas com uma grande conferência do que ocorre hoje no Brasil: “É um espetáculo necessário, que promove a emoção e o confronto entre a poesia e essa dura realidade”.
TETO E PAZ – Na Sala Plínio Marcos/Funarte-DF: 2 e 3 de junho às 20h, e no dia 4, às 19h, com ingressos a R$10 e R$20. Classificação indicativa: a partir de 12 anos. Patrocínio: FAC/DF. Apoio: Pizza à Bessa, La Boutique Padaria Francesa e Aicon ações Cinematográficas. Facebook: Meninos da Guerra. Mais com Clarice (produção): 61 98622. 6659, clarice@lacasaincierta.com e Angélica (assessoria de imprensa): 61 99127.6427, geancali@gmail.com.br.