Menu
Entretenimento

Encontro de violeiros vai até domingo na Casa do Cantador

Arquivo Geral

17/11/2016 7h00

Atualizada 16/11/2016 22h39

Dupla Zé Mulato e Cassiano é uma das atrações do festival. Foto: Divulgação

Larissa Galli
[email protected]

Durante quatro dias, o público brasiliense pode conferir o melhor da música caipira de viola. De hoje a domingo, a Casa do Cantador recebe a 16ª edição do Encontro de Violeiros e Violeiras, com muita música, oficinas de viola, debates e exposição sobre o universo caipira.

Dar maior visibilidade ao segmento, abrir portas para a nova geração e criar um palco para a grande produção de música de viola no DF, entorno e território nacional. Essa é a premissa do encontro anual, que vem sendo trabalhada há mais de 10 anos pelo Clube do Violeiro Caipira de Brasília.

Após 15 anos em Brazlândia, a nova edição passa a ser itinerante e é realizada em Ceilândia pela primeira vez. “A ideia é levar o encontro a cada ano a uma cidade diferente que possua uma vocação regional mais caipira e rural”, explica Volmi Batista da Silva, violeiro e presidente do Clube.

Na programação, artistas nacionais como Zé Mulato & Cassiano, André & Andrade, Juliana Andrade & Jucimara; e a violeira Karen Parreira, de Ceilândia. Além das apresentações musicais, o evento conta com oficinas temáticas e debates sobre o universo da cultura caipira.

Valorização da cultura

De acordo Volmi, que também é produtor do evento, as atividades visam a divulgação e valorização da cultura popular. “Queremos proporcionar uma reflexão sobre a cena da música de viola no Brasil e sobre a cultura caipira no geral”.

Entre as atividades, há exposição de instrumentos antigos que acompanharam a música caipira durante os anos e objetos relacionados à essa cultura, além de capas de CDs e discos ligadas ao segmento.

Luiz Fernandes, da dupla Ânderes e Fernandes, participa do encontro pela terceira vez. E destaca a importância do evento ao dar oportunidade aos artistas locais: “Conseguimos mostrar nosso trabalho dentro e fora do DF por causa do encontro”.

Para o músico, o evento é uma forma de celebrar o caipira de raiz. “Os artistas presentes se preocupam em manter a tradição, sem misturar com outras influências. Queremos dar continuidade à música caipira pura”.

Serviço:

16ª edição do Encontro de Violeiros e Violeiras

  • De hoje a sábado, às 20h; domingo, às 16h. Na Casa do Contador (Ceilândia Sul). Entrada franca. Informações: 3378-5067. Classificação livre.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado