O carnaval está chegando e, com ele, muita diversão e alegria. Mas o folião não pode esquecer que, junto com a diversão, aparecem também os riscos de lesões. O docente do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Estácio de Brasília e doutor em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (Unb), Ronney Jorge de Souza, explica alguns pontos importantes para evitar lesões e traumas em músculos, tendões e articulações.
“O mais indicado para aqueles que vão curtir com intensidade a folia carnavalesca é iniciar, nos dias que antecedem o feriado, um ciclo de atividade física. As atividades aeróbicas, como caminhar, nadar e pedalar, são as mais indicadas porque melhoram o condicionamento físico e preparam o corpo para a maratona de exercícios realizados pelos foliões, que, em alguns casos, implicam festas durante o dia e à noite também”, conta.
Alongamento e sapato adequado O alongamento dos músculos dos braços e das pernas prepara a musculatura e, dessa forma, ajuda a prevenir as lesões comuns nesse período, causadas por sobrecarga física. Fazer os alongamentos antes de sair atrás do trio elétrico e após o término do circuito é muito importante: além de preparar os músculos, também ajuda a evitar dores musculares e inflamações nas regiões de maior sobrecarga, como pés, tornozelos, joelhos e coluna.
O docente de fisioterapia também alerta para o uso de calçado confortável e fechado, como tênis, é o recomendado. "Além de proteger os pés de pisadas, tem um sistema de amortecimento que diminui a sobrecarga nas articulações. Basta lembrar que o uso de sandálias, ficar descalço ou usar salto alto vai impor aos pés, tornozelos e joelhos uma sobrecarga que pode provocar lesões internas nas articulações e causar quedas. Com pequenos cuidados e algumas orientações, a folia fica garantida e não precisa ser interrompida antes da quarta-feira de cinzas”, finaliza.