Riquíssima em belezas naturais e inúmeras peculiaridades, a América do Sul atrai turistas do mundo inteiro atraídos por suas características singulares e extremamente apaixonantes.
Com a retomada segura do turismo e liberação para viagens mais longas, esse é o momento de quem garantiu seus pacotes de viagem 2021, ou planejou ir viajar a trabalho remarcar suas reservas de hotéis e passagens aéreas rumo a América do Sul.
Tendo a certeza de que, além da facilidade de visitação de diversos destinos, (considerando que poucos deles exigem visto), com certeza essa será uma experiência única e inesquecível!
Para te ajudar a re-planejar sua viagem e aproveitar ainda mais sua vinda a América do Sul, listamos algumas dicas sobre permissões de permanência nos países e quais deles exigem visto para visitação ou trabalho, confira a seguir.
Diferenças entre viagens a passeio e viagens de negócios
Viagens a trabalho
Apesar de turísticos, a maioria dos países reúnem uma vasta lista de empresas, as quais podem receber cidadãos de todo o mundo para representar seu país, ou cidadãos que almejam mudar de endereço em busca de novas oportunidades.
Caso você esteja viajando a trabalho, dentro do território da América do Sul você precisará apresentar seu visto na Bolívia, Suriname, Venezuela e Guiana; ambos países adotaram a medida para prezar pela segurança e controle dos visitantes, tornando sua visita (ainda que a negócios) mais segura.
Viagens a passeio
Em relação às viagens a passeio, as regras na maioria dos países da América do Sul são mais leves e você só precisa apresentar seu visto caso deseje passar mais de 90 dias no país!
Isso significa que caso seu pacote seja de 7-10 dias como a maioria das opções disponíveis, você pode fazer as malas rumo a seu all inclusive resorts sem maiores preocupações e se preparar para viver uma experiência incrível!
Solicitando seu visto
Para facilitar sua viagem, antes mesmo de garantir suas passagens aéreas, o indicado é que você se informe sobre a necessidade (ou não) de solicitar seu visto, bem como qual o tempo para que sua permissão fique pronta.
Comumente, essas informações ficam disponíveis no site do Itamaraty (Ministério do Comércio Exterior), junto dos respectivos endereços de cada consulado e algumas condições que podem facilitar ainda mais sua viagem!
Atenção a algumas singularidades em relação ao acesso!
Apesar de dispensar vistos, alguns países e cidades exigem que o visitante apresente seu passaporte e em algumas situações, pague uma taxa para visitação de alguns locais em especial.
Um exemplo dessa singularidade é Machu Picchu, situado no Peru, a micro cidade cobra uma taxa de visitação destinada a sua conservação e incentivo ao controle de turistas.
A mesma situação ocorre em alguns locais e pontos turísticos de Ushuaia, a famosa “Terra do fim do Mundo”, localizada no extremo Argentino. Em ambos destinos, os valores cobrados não costumam ser altos, porém é recomendável que antes mesmo de comprar suas passagens no site da Aerolineas Argentinas, o visitante confira as condições e valores de ambos passeios.
Planejamento é alma do negócio!
Como visto, fica evidente que, seja você turista ou profissional que deseja atuar em um novo país, algumas medidas de planejamento fazem-se necessárias e tendem a evitar dores de cabeça relacionadas à sua viagem.
Antes mesmo de decidir aproveitar as promoções de passagem, consulte sempre as condições de visitação e permanência do local desejado; feito isso, verifique os sites das companhias aéreas locais e google flights, visando economizar em voos e tornar a viagem barata e ainda mais proveitosa, separe seus documentos e então faça as malas sem medo rumo a seu novo destino!
Sabendo disso, seja sua viagem longa ou não, recomendamos que você não deixe de contratar um bom seguro viagem, reserve seus hotéis com antecedência, e claro, prepare-se para viver uma experiência incrível na América do Sul!
Esperamos que nossas dicas te ajudem a sanar algumas dúvidas em relação aos vistos, planejar melhor sua viagem e preparar-te para uma jornada incrível, independente de qual seja sua finalidade! Aproveite!