Menu
Entretenimento

Curso de Audiodescrição 100% online e gratuito

Inscrições até 18 de maio, no @becodacoruja

Redação Jornal de Brasília

10/05/2021 18h18

Estão abertas até 18 de maio, as inscrições para o Curso de Audiodescrição que será ministrado por Sofia Fiore, 100% online e gratuito direcionado para gestores culturais, educadores e pessoas interessadas.

A formação será realizada por meio de 04 encontros ao vivo, nos dias 22 e 29 de maio, 05 e 12 de junho, com material de apoio disponibilizado aos participantes. O projeto é uma realização do Beco da Coruja Produções com produção do Instituto Janelas da Arte, e recursos do FAC/DF – Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal. Federal.

A acessibilidade é um conceito amplo, mas pode ser entendida pela ideia de que indivíduos com características e habilidades diversas requerem modelos e intervenções que estejam de acordo com essas diversidades. A audiodescrição (AD) é uma das ferramentas disponíveis, utilizada para garantir maior acessibilidade à informação visual a indivíduos com deficiência visual e consiste na tradução das imagens em palavras.

O curso, com 48 horas/aula, tem como objetivo incentivar profissionais da cultura e educadores a se aperfeiçoarem nessa área nova e promissora. Também poderá incentivar pessoas com deficiência a se formarem como consultores em audiodescrição e exercerem a atividade profissionalmente.

“A audiodescrição faz parte dos saberes de um mercado em expansão. A Lei Brasileira de Inclusão (LBI) consolida o direito, adquirido por meio de muita luta tanto das pessoas com deficiência, como de setores públicos, privados e da sociedade civil, que demandam, somente, a igualdade de oportunidades. Essa preocupação norteia o propósito deste curso”, explica a gestora de acessibilidade da produtora Beco da Coruja, Cássia Lemes.

Mais sobre a audiodescrição

Audiodescrição é um tipo de tradução audiovisual que consiste na descrição clara e objetiva de todas as informações percebidas apenas por meio da visão em eventos e obras audiovisuais, como, por exemplo, expressões faciais e corporais, informações sobre o ambiente, figurinos, efeitos especiais, mudanças de tempo e espaço, além da leitura de créditos, títulos e qualquer outra informação visualmente captada.
Ela permite que o usuário com deficiência visual receba as informações contidas nas imagens ao mesmo tempo em que estas vão aparecendo e, assim, desfrute integralmente da obra, acompanhando a trama e captando a subjetividade da narrativa.

Curso de Audiodescrição
100% online e gratuito
Facilitadora: Sofia Fiore Inscrições: de 30 de abril a 18 de maio
4 encontros ao vivo – pela plataforma zoom
Datas: 22 e 29 de maio, 5 e 12 de junho, sempre às 15h
40 vagas – 48 horas/aula

Inscrições até 18 de maio, na bio do instagram @becodacoruja

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado