Menu
Entretenimento

Circuito Repique de Tambor comemora Semana da Consciência Negra

Arquivo Geral

17/11/2016 11h31

Leco de Souza

As expressões musicais do Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco e Minas Gerais se encontram para uma grande celebração da Semana da Consciência Negra na Caixa Cultural Brasília. Em sua primeira edição, o Circuito Repique de Tambor programa grandes nomes do ritmo no Brasil, em shows que prometem ficar na memória dos amantes da boa música e percussão.
Entre 17 e 20 de novembro de 2016, o Teatro da Caixa abre as cortinas para os tambores passarem, em shows de grandes expressões da música brasileira, com participações inusitadas e mais que especiais. Nestes dias, são os mais diversos ritmos da cultura popular que dão o tom da festa. O projeto acontece de quinta à sábado, às 20h, e no domingo às 19h, com ingressos a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada).

Na quinta, 17 de novembro, o bloco afro baiano Olodum apresenta-se com seu formato banda e convida ao palco a cantora e percussionista Raquel Coutinho. Sexta-feira, 18, é dia de o Ilê Aiyê ganhar o palco da Caixa, convidando a compositora e pianista carioca Maíra Freitas para o show. No sábado, 19, o virtuosismo de Marco Lobo, no show “Eu Vim da Bahia”, convida a cantora baiana Mariene de Castro. E no Dia da Consciência Negra, 20, André Sampaio e os Afromandinga recebem BNegão em apresentação para ficar na memória.

Para além dos shows, o Circuito Repique de Tambor programa quatro oficinas que prometem agradar os brasilienses que se dedicam à percussão. Sempre de 10h às 13h, de quinta a domingo, os workshops são destinados aos já iniciados na arte dos tambores. Na quinta, 17, o Olodum ministra oficina de percussão.

Na sexta, 18, o público brasiliense pode participar da oficina de Maracatu, ministrada pelo mestre pernambucano Walter de França. No sábado, 19, quem desembarca no Circuito é o mineiro Maurício Tizumba, para oficina de Congado. E no domingo, 20, o carioca Ney de Oxosse apresenta oficina de Ritmos de Candomblé. As inscrições para oficinas são gratuitas e podem ser feitas através do e-mail oficinas@circuitorepiquedotambor.com.br. A criação e produção do Circuito Repique de Tambor é assinada pela Casa de Fulô Produções Artísticas.

Onde tem uma batida de tambor tem alegria, cor, magia, som, dança, ancestralidade e sabedoria! Confira a programação completa e o release dos artistas:

PROGRAMAÇÃO
17/11, QUINTA FEIRA
10h às 13h: Oficina de Percussão com o Olodum (BA)
20h: Olodum (BA) convida Raquel Coutinho (MG)

18/11, SEXTA FEIRA
10h às 13h: Oficina de Maracatu com o Mestre Walter de França (PE)
20h: Ilê Aiyê (BA) convida Maíra Freitas (RJ)

19/11, SÁBADO
10h às 13h: Oficina de Tambor Mineiro com Maurício Tizumba (MG)
20h: Marco Lobo (BA) convida Mariene de Castro (BA)

20/11, DOMINGO
10h às 13h: Oficina de Ritmos de Candomblé com Ney de Oxosse (RJ)
19h: André Sampaio e os Afromandinga (RJ) convidam BNegão (RJ)

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado