SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)
O filme “Anora”, de Sean Baker, premiado com a Palma de Ouro no Festival de Cannes, em maio deste ano, será exibido durante a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que acontece entre 17 e 30 de outubro.
Na trama, acompanhamos uma garota de programa americana que conhece o filho de um oligarca russo, que logo a paga para ficar uma semana toda com ele até, enfim, se apaixonar. Eles se casam, mas logo sua família manda notícias da Rússia desaprovando a relação.
A obra é o trabalho mais recente de Baker, que tem no currículo filmes sobre tipos economicamente marginalizados na sociedade americana contemporânea.
Em “Projeto Flórida”, equilibrou crueza e ingenuidade ao mostrar a falta de perspectiva de um grupo de crianças que moram num conjunto habitacional às margens dos parques da Disney.
Depois, em “Red Rocket”, fez humor com a história de um ex-ator pornô que perde tudo e tem que voltar para a cidadezinha pobre onde morava com a ex-mulher.
Em “Anora”, adentra o subterrâneo das boates de Nova York, sem ceder à tentação de objetificar as strippers com sua câmera. Seu objetivo é o contrário, buscar a humanidade que historicamente lhes é negada.
O evento paulistano também exibirá “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, os novos filmes de David Cronenberg e Hong Sang-soo, além de uma homenagem ao diretor indiano, Satyajit Ray.