Menu
Cinema

Filme cearense “Mais Pesado é o Céu” disputa prêmio no Inffinito Brazilian Film Festival em Miami

O longa dirigido por Petrus Cariry, cineasta nascido em Fortaleza, traz uma narrativa poética e intensa, estrelada por Matheus Nachtergaele e Ana Luiza Rios

Tamires Rodrigues

06/09/2024 14h55

unnamed (1)

Matheus Nachtergaele em cena de “Mais Pesado é o Céu” – Foto: Divulgação

No ano em que o cinema cearense celebra seu centenário, o longa “Mais Pesado é o Céu”, dirigido por Petrus Cariry, é um dos destaques da 28ª edição do Inffinito Brazilian Film Festival. A produção concorre ao cobiçado troféu Lente de Cristal, disputando em categorias como Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia, Melhor Ator e Melhor Atriz. O lançamento internacional acontecerá no dia 4 de setembro, com a exibição no O Cinema South Beach, em Miami. A premiação está marcada para o dia 7 de setembro.

“Mais Pesado é o Céu”, dirigido por Petrus Cariry, cineasta nascido em Fortaleza, traz uma narrativa poética e intensa, estrelada por Matheus Nachtergaele e Ana Luiza Rios, que interpretam Antônio e Teresa. A trama acompanha a jornada de ambos pelas estradas do sertão após acolherem uma criança abandonada. Juntos, são levados por memórias de uma cidade submersa sob as águas de uma represa, revisitando um passado em comum. As filmagens aconteceram em locais emblemáticos do Ceará, como o Açude Castanhão, o maior do estado, e nos municípios de Quixadá e Nova Jaguaribara, entre o Sertão Central e o Vale do Jaguaribe.

A participação de “Mais Pesado é o Céu” no Inffinito Film Festival marca também os 100 anos do cinema cearense, uma história que começou em 1924 com a exibição do primeiro filme de Adhemar Bezerra de Albuquerque, no extinto Cine Moderno. Desde então, o longa já passou por 27 festivais nacionais e internacionais, acumulando prêmios em eventos como o Festival de Gramado, o Oldenburg International Film Festival (Alemanha) e o Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa (Portugal).

Filmes concorrentes

A disputa pelo troféu Lente de Cristal promete ser acirrada. Além de “Mais Pesado é o Céu”, a mostra competitiva de longas-metragens inclui produções de destaque como “Meu Nome é Gal”, de Dandara Ferreira e Lô Politi; “Tia Virgínia”, de Fábio Meira; “O Barulho da Noite”, de Eva Pereira; “O Sequestro do Voo 375”, de Marcus Baldini; “Grande Sertão”, de Guel Arraes; “Evidências do Amor”, de Pedro Antônio, e a estreia mundial de “Viva a Vida”, dirigido por Cris D’Amato.

Sobre o Inffinito Brazilian Film Festival

Fundado em 1997 e realizado em diversas cidades pelo mundo, como Miami, Nova Iorque, Vancouver, Barcelona, Londres e Xangai, o Inffinito Brazilian Film Festival é uma das principais vitrines para o cinema brasileiro no mercado internacional. Nesta edição, o evento presta uma homenagem especial à produtora Renata Almeida Magalhães, presidente da Academia Brasileira de Cinema e a primeira mulher a ocupar o cargo. Entre os filmes que integram a mostra dedicada à produtora, estão títulos icônicos como “5x Favela – Agora Por Nós Mesmos”, “Deus é Brasileiro” e “Tieta do Agreste”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado