Menu
Cinema

Mostra “De Portugal para o mundo” promove debate on line nesta terça (13)

Uma seleção com o melhor do cinema português da última década, incluindo filmes de Pedro Costa, Miguel Gomes, Teresa Villaverde, entre outros

Redação Jornal de Brasília

09/07/2021 16h53

Mostra "De Portugal para o mundo" promove debate on line nesta terça (13)

A Mostra de Cinema DE PORTUGAL PARA O MUNDO, em cartaz no CCBB Brasília até o próximo mês, inclui eventos online com o intuito de discutir a produção contemporânea de cinema em Portugal. As inscrições para o debate Imagens do Estado Novo, nesta terça-feira (13/7), a partir das 17h, já estão abertas!

Com a presença dos pesquisadores Michelle Sales, Paulo Cunha e Maria do Carmo Piçarra, o debate IMAGENS DO ESTADO NOVO abordará como o cinema português da última década lida com os fantasmas do Salazarismo, e retrata as heranças e rupturas com seus costumes na sociedade portuguesa.

Sobre a mostra

De 6 de julho a 15 de agosto, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) Brasília propõe um olhar de conjunto sobre a produção do cinema português produzido na última década, que vem obtendo enorme êxito internacional. A entrada é gratuita e o CCBB Brasília está adaptado às novas medidas de segurança sanitária.

Com curadoria de Pedro Henrique Ferreira, a mostra “De Portugal para o mundo” traz ao público brasiliense uma seleção de 28 filmes, entre longas e curtas-metragens, dos mais aclamados cineastas lusitanos contemporâneos.

“De Portugal para o mundo” apresenta filmes de realizadores de projeção internacional, que já são considerados alguns dos mais conceituados diretores contemporâneos. A curadoria concentrou-se principalmente nas produções que obtiveram premiações e sucesso no exterior. É uma oportunidade de assistir a filmes emblemáticos, tais como “A portuguesa” (2019), de Rita Azevedo Gomes; “Tabu” (2012), de Miguel Gomes; “O estranho caso de Angélica” (2010), de Manoel de Oliveira; entre outros.

Pré-estreia

Um dos destaques é o inédito e premiado filme do celebrado cineasta Pedro Costa “Vitalina Varela”, vencedor do Leopardo de Ouro do Festival de Locarno 2019 e do prêmio de melhor atriz para a própria Vitalina Varela no mesmo festival.

Um veterano entre os jovens

A presença de filmes do veterano cineasta Manoel de Oliveira (1908-2015), aliás, justifica-se pela carreira longeva e prolífica do mestre português. Segundo o curador, a escolha por exibir filmes do Manoel de Oliveira foi, em parte, por ter sido um diretor que mesmo centenário, realizou grandes filmes nesta década. “Também é uma homenagem ao diretor mais importante da história do cinema português, a uma ideia de Portugal, e que certamente deixou um legado enorme aos mais jovens”, explica.

Conversando sobre cinema português

A mostra propõe também uma discussão em torno do cinema português, como a visão das ex-colônias pelos filmes. Para isso, haverá debates temáticos, nos dias 13/7 e 5/8 e com participação de pesquisadores brasileiros e portugueses, além de um bate-papo com o diretor Manuel Mozos, do longa “Ramiro”, no dia 8/7, às 16h.

Essas atividades serão todas por meio de videoconferência, online, abertos e gratuitos (veja na programação). “A ideia é entender os elementos que possibilitaram a emergência de um período tão exitoso no cinema português, num diálogo com a experiência cultural e cinematográfica brasileira hoje”, diz Pedro Ferreira.

O projeto prevê, ainda, um catálogo com textos inéditos, reproduções e entrevistas, assinados por pesquisadores, críticos de cinema, técnicos e produtores portugueses e brasileiros.

SERVIÇO:
Debate IMAGENS DO ESTADO NOVO
Quando: terça-feira (13/07, às 17h30.
Inscrições gratuitas em https://linktr.ee/mostradeportugal (LINK NA DESCRIÇÃO)

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado