Em novembro, mês em que completa dez anos de existência, o canal fechado Curta! traz atrações que foram destaque de sua programação durante essa década. Os filmes e séries podem ser vistos gratuitamente no site — assinantes da Vivo TV e Vivo Play também podem assistir na televisão.
O sinal estará aberto durante o mês inteiro através do site canalcurta.tv.br/viainternet. Para assistir à programação, basta se cadastrar. Já o streaming Curta!On – Clube de Documentários tem gratuidade por sete dias para quem se inscrever pelo site.
A primeira estreia é o documentário inédito “A Última Vanguarda”, uma produção exclusiva viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual. O filme, dirigido por Peu Lima, aborda a importância de Edgard Santos, fundador e primeiro reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Entre 1946 e 1961, ele liderou e representou um movimento vanguardista a partir da Universidade, atuando sob a perspectiva de que a educação deve ser associada à cultura. A produção conta com depoimentos de artistas e intelectuais baianos como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Tom Zé.
“Janela da Alma”, de João Jardim e Walter Carvalho, que vai ao ar dia 9, às 22h; “O Sal da Terra”, Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado, dia 15, às 22h; “Gilberto Gil – Antologia – Vol 1”, de Lula Buarque de Hollanda, dia 20 às 21h40; e “Tropicália”, de Marcelo Machado, dia 21/11, às 22h30, são mais exemplos conteúdos especiais que se destacaram ao longo da década e voltam à programação neste mês.
Consciência Negra
O canal traz ainda a Maratona da Consciência Negra, que reúne dezenas de conteúdos que serão exibidos ao longo do dia 20 de novembro. No Curta!On – Clube de Documentários, haverá um especial com 45 produções, entre longas-metragens e episódios de séries, inclusive as novidades do mês: “Toni Morisson – Os Fantasmas da América” e “De Volta a Basquiat”.