SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)
Morreu o baterista Rob Hirst, um dos fundadores da banda de rock Midnight Oil, aos 70 anos. A informação foi confirmada no Instagram do grupo.
“Após lutar de forma heroica por três anos, Rob se livrou da dor. Ele morreu em paz, cercado por quem amava”, diz a publicação. A causa da morte não foi informada. Hirst tinha câncer no pâncreas.
O australiano foi fundamental na formação da banda no começo dos anos 1970. Ele é creditado como um dos autores de canções importantes do repertório do grupo, caso de “Beds Are Burning” e “Power and the Passion”.
Hirst trabalhou nos vários álbuns do Midnight Oil o primeiro, autointitulado, saiu em 1978, e o último, “Resist”, há quatro anos.
Fora da banda, ele lançou projetos sozinho, e também colaborou com outros artistas, como sua filha Jay O’Shea.
O Midnight Oil ficou conhecido por misturar rock a mensagens políticas. Eles já cantaram sobre mudanças climáticas e as causas indígenas, por exemplo.
“Vamos ser honestos: a maior parte das bandas não tem nada para dizer. Nós temos”, disse o líder do Midnight Oil, Peter Garret, à Folha de S.Paulo em 1997. O grupo fazia uma turnê pelo país.