SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)
Jimmy Kimmel, apresentador do Jimmy Kimmel Live!, venceu o Critics Choice Awards de melhor talk show neste domingo, 5. Quando subiu ao palco para receber o troféu, ele fez um agrecimento ironico a Donald Trump.
“Meus agradecimentos a todos os roteiristas, atores, produtores e membros dos sindicatos, muitos de vocês nesta sala, que nos apoiaram e nos lembraram que não devemos tomar a liberdade de expressão como garantida nesta cidade ou neste país. Suas ações foram importantes e nós as apreciamos”, disse Kimmel.
“E, acima de tudo, quero agradecer ao nosso presidente, Donald Jennifer Trump, sem o qual estaríamos indo para casa de mãos vazias esta noite. Então, obrigado, Sr. Presidente, por todas as muitas coisas ridículas que você faz a cada dia. Foram semanas excepcionais, e mal podemos esperar para voltar ao ar amanhã à noite para falar sobre elas”, completou.
O Jimmy Kimmel Live! foi retirado do ar no ano passado pela ABC, emissora responsável pelo programa, após reações a um discurso de Kimmel sobre o atirador de Charlie Kirk, morto em setembro. Kirk era apoiador de Trump e um grande agitador de seus eleitores.
O talk show voltou a ser transmitido depois de um curto intervalo. O contrato de Kimmel com a ABC foi renovado até março de 2027.
O discurso de Kimmel acontece na esteira de uma série de represálias a criticos de Trump nos bastidores da televisão americana, em uma movimentação que especialistas apontam como tentativa de censura por parte do presidente.