SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)
A atriz Fernanda Torres foi retratada em um mural em Cidade Baixa, zona central de Porto Alegre. A arte de Filipe Harp, com a frase “Ditadura nunca mais”, viralizou nas redes sociais nesta quarta-feira (19).
O mural de três metros reproduz a fotografia icônica de Torres segurando seu Globo de Ouro. Ela foi premiada por sua interpretação de Eunice Paiva em “Ainda Estou Aqui”, longa de Walter Salles que acompanha a dona de casa após seu marido, o ex-deputado Rubens Paiva, ser torturado e assassinado pela ditadura militar.
Segundo Filipe Harp, a arte levou seis dias para ficar pronta. “Na mesma parede, tinha sido apagado um grafite meu de manifesto e tinha repercutido. Com o passar do tempo resolvi renovar o espaço e sugeri a Fernanda Torres”, disse, ao portal Gshow.
“Os donos, então, sugeriram complementar com a frase ‘ditadura nunca mais’. Desenhar ali a Fernandinha traz muito nosso cinema nacional, muita arte, e o povo tá na torcida. Acho que retratei os fatos pela arte de rua”.
“Ainda Estou Aqui” já levou mais de 5 milhões ao cinema e foi a quinta maior bilheteria no Brasil em 2024. O longa foi indicado a três categorias do Oscar -melhor filme, melhor filme estrangeiro e melhor atriz feminina, com Torres.
Localizado no centro cultural Casa Verso, na esquina das ruas José do Patrocínio e Alberto Torres, o mural já se tornou ponto para fotos e vídeos.