Menu
Celebridades

Caso criminal contra Alec Baldwin por homicídio culposo chega ao fim; veja resultado

O artista foi acusado de homicídio culposo por disparar a arma que matou Halyna Hutchins, diretora de fotografia do longa Rust

Redação Jornal de Brasília

30/12/2024 12h28

alec rust

Foto: Reprodução

O caso criminal contra o ator Alec Baldwin chegou ao fim na última semana, após a promotoria do estado do Novo México, nos Estados Unidos, desistir do recurso acerca do arquivamento do caso. O artista foi acusado de homicídio culposo por disparar a arma que matou Halyna Hutchins, diretora de fotografia do longa Rust, durante as filmagens do filme em 2021. As informações são do site norte-americano Deadline.

‘A verdade sobre o que aconteceu nunca foi dita’, diz Alec Baldwin sobre morte em set de ‘Rust’

Apesar de acidental, o incidente estava sendo julgado como possível homicídio. Em julho, no entanto, o julgamento foi interrompido após a corte do Novo México – local onde a morte ocorreu – arquivar o caso. A decisão ocorreu após o Ministério Público omitir provas essenciais sobre a origem da bala que matou Halyna.

A promotora especial Kari Morrissey, responsável pela acusação, tentou reabrir o caso no último mês, mas acabou desistindo do recurso nos últimos dias. “A decisão de hoje prova o que Alec Baldwin e seu time legal afirmaram desde o início – foi uma tragédia, mas Baldwin não cometeu crime algum”, disseram Luke Nikas e Alex Spiro, advogados do ator.

O artista, no entanto, ainda não está livre de todos os problemas legais relacionados à morte de Halyna. As cortes civis da Califórnia e do Novo México ainda estão julgando outros processos relacionados ao incidente. Além de protagonista de Rust, Baldwin também era um dos produtores do filme.

Em outubro de 2021, Halyna foi atingida por uma bala real durante a gravação de uma cena. O disparo, executado por Baldwin, deveria ter sido realizado com balas de festim. Além da morte da cinematógrafa, o diretor Joel Souza foi ferido, mas sobreviveu. Hannah Gutierrez-Reed, a armeira responsável pelo manuseio de armas de fogo no set de Rust, foi condenada a 18 meses de prisão pelo ocorrido.

O longa, que teve sua gravação interrompida após o incidente, terminou de ser filmado em 2023. O filme estreou em um festival de cinema polonês em novembro de 2024, mas ainda não tem previsão de lançamento no circuito mundial.

*Estadão conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado