Menu
Entretenimento

Carnaval Silencioso invade capital na próxima sexta

Colaborador JBr

07/12/2016 15h42

Foto: Divulgação/ Alex Amaral

A próxima sexta (16) será de carnaval na asa norte. A Andaime Cia. de Teatro coloca seu bloco na rua e realiza mais uma edição da performance Carnaval Silencioso. Devidamente paramentados com fantasias e fones de ouvido, os foliões atravessam a cidade se divertindo ao som da estação de rádio criada pelo coletivo Criolina. O set de músicas vai das tradicionais até as mais atuais.

De longe o que se vê são pessoas dançantes, muita alegria e um silêncio que não cala. Para quem olha de fora, uma paisagem visual de festa, mas a incompreensão surge quando os corpos dançantes se movem sem música. A música toca exclusivamente nos fones de ouvido que todos os foliões trazem consigo.

O Carnaval Silencioso é uma manifestação artística que toca em diversas questões políticas sobre Cultura, diversidade e ocupações artísticas urbanas. É arte, mas não tem como não ser política. Inclusive um tema comum de tangência é a Lei do Silêncio praticada em Brasília, que desperta diversos debates na esfera pública e pessoal da cidade.

ANDAIME CIA DE TEATRO

Criada em 2007 na Universidade de Brasília – UnB, a Andaime Cia de Teatro atua nas diversas esferas da linguagem Teatral, da Performance, da Produção Cultural, do Teatro Empresarial bem como na capacitação e formação artística de grupos e do público em geral através do teatro.

A Andaime tem sua pesquisa cênica focada no improviso, na dramaturgia autoral e nas experiências com o espaço. Nestes nove anos a companhia criou quatro espetáculos: “(des)esperar”, em salas de teatro em arena; “Poéticas Urbanas”, em praças e ruas; “Saci é um Peça”, espetáculo infantil para zona rural e parques; “Dois ou Três Dedos”, em casas residenciais.

SERPENTES QUE FUMAM (SQF)

A segunda obra da companhia é a coletânea de ações (performances, intervenções urbanas) chamada Serpentes Que Fumam (SQF), composta por 60 ações, desde sua criação em 2010 até hoje, que exploram as possibilidades que a cidade oferece para a criação cênica e suas derivações. A pesquisa para elaboração deste trabalho se ancora no Manifesto Futurista, de Filippo Marinetti, e nos conceitos de Teatro Sintético e Teatro Pós-dramático.
Dentro das SQF algumas ficaram mais conhecidas como o “Dia de Sol”, onde são colocadas piscinas em lugares inusitados da cidade; “Aniversário de Quem?”, uma festa de aniversário surpresa em cartórios e ambientes burocráticos de espera; “Manifesto 22”, uma manifestação política-artística absurda com carro de som; “Show da Murcha”, uma paródia estranha, com gincanas, do show da Xuxa que acontece dentro de ônibus e metrôs; “Carnaval silencioso” e o “Churrasco no Tatu”, um churrasco no Buraco do Tatu no domingo.

Como participar do Carnaval silencioso?
1.Confirmar sua presença no evento no facebook e ler as instruções
2.Levar um rádio FM(disponível em smartphones)
3.Levar seu fone de ouvido.
4.Ir de fantasia

Serviço

Data: 16
Hora: 19h
Local: Pracinha da Comercial da 107 norte – Brasília/DF
Saída do Bloco – 20:30h
Informações: (61) 98177-6218 | (61) 99996-8966

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado