Menu
Carnaval 2025

Rio abre desfiles de carnaval no ritmo do Oscar

As chances de premiação de “Ainda Estou Aqui” criaram uma atmosfera de celebração além da carnavalesca

Redação Jornal de Brasília

02/03/2025 20h20

brazil carnival olinda torres oscar

Um boneco gigante representando a atriz brasileira Fernanda Torres segurando um Globo de Ouro é fotografado em um desfile de carnaval em Olinda, estado de Pernambuco, Brasil, em 2 de março de 2025. O sucesso global do filme brasileiro “Ainda Estou Aqui” — em alta após três indicações ao Oscar — desencadeou um fervor nacional geralmente reservado para o Carnaval ou a Copa do Mundo de futebol. A atriz Fernanda Torres, que interpreta Eunice, recebeu uma indicação de Melhor Atriz e já ganhou um Globo de Ouro por seu papel. (Foto de Jose Osorio / AFP)

O Rio de Janeiro abre neste domingo os desfiles no Sambódromo com a atenção dos foliões dividida entre as atrações da Marquês de Sapucaí e a cerimônia do Oscar, que pode dar ao Brasil sua primeira estatueta.

As chances de premiação de “Ainda Estou Aqui” criaram uma atmosfera de celebração além da carnavalesca. O longa de Walter Salles é um dos indicados nas categorias melhor filme, melhor filme estrangeiro e melhor atriz, pelo papel de Fernanda Torres.

O assunto Oscar está onipresente nas conversas e nas ruas, com cartazes e fantasias em homenagem à atriz ganhando destaque em vários blocos. Muitos foliões criaram estatuetas douradas de plástico, um dos itens mais vendidos por ambulantes, juntamente com saias de tule, orelhas de coelho e glitter.

O fenômeno se repete em outras cidades do país, como Recife, Belo Horizonte e São Paulo. No carnaval de Olinda, um boneco gigante representando Fernanda Torres passava pela multidão segurando o Oscar.

“Não tinha dia melhor que um domingo de carnaval para ganhar o Oscar”, festejava a advogada Rebecca Maria Darakjian Batoni, 25, em um bloco de Olinda. “A Fernanda é um exemplo, uma ídola para todo o Brasil, e hoje vamos todos parar para vê-la ganhar”, disse a médica Cristina Leite de Moraes, 25.

Vídeos bem-humorados que mostram grupos simulando o anúncio da vitória de Fernanda circulavam nas redes sociais. A atriz, 59, disse se sentir orgulhosa de ver as ruas cheias de Fernandas.

No Sambódromo carioca, as 12 principais escolas da cidade vão desfilar de hoje até terça-feira, em um novo formato de três dias de espetáculo. A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio informou que o anúncio dos vencedores do Oscar nas categorias disputadas pelo filme brasileiro será transmitido ao vivo.

O clima de Copa do Mundo fortalece um festejo que vai movimentar cerca de US$ 1 bilhão na economia carioca, segundo autoridades.

© Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado