Menu
Entretenimento

Cantor francês Nicola Són lança novo álbum na próxima quinta em Brasília

Colaborador JBr

13/10/2016 14h23

Foto: Divulgação/Tabata Fonseca

Francês, músico e sambista, Nicola Són chega em Brasília para apresentar o disco “Sampathique “. O show é dia 20 de outubro, às 20h, no C’est la Vie. O título, que significa a contração de Sampa e Sympathique, no francês, é o terceiro trabalho de Nicola Són. O CD com 11 faixas associa a canção francesa ao ambiente musical de São Paulo.

Neste terceiro trabalho é a vez de mesclar a canção francesa os sons urbanos de São Paulo, cidade dinâmica e com expansão cultural cada vez maior no mundo. O álbum encerra uma trilogia de Nicola Són sobre a minuciosa pesquisa da música brasileira que o cantor e compositor realiza desde que esteve pela primeira vez no Brasil, em 2003.

É natural, portanto, que o disco apresente uma variedade de ritmos e de sons que podem ser encontrados por “Sampa”, como samba-rock, groove, MPB, eletro e afrobeat abrasileirado, mas com uma certa ligação com a tradição. Os textos são quase todos relacionados a São Paulo, escritos em francês e em português, e refletem a vida na cidade de uma forma poética.

O primeiro trabalho, lançado em 2010, foi o “Parioca”, dedicado ao samba e a bossa nova cantados em francês. “Nord Destin” (2013), o segundo álbum, enfoca a música nordestina, nos ritmos do xote, coco, ciranda, afro-samba entre outros, com a participação de João Donato e o grupo Casuarina. “Foi um verdadeiro desafio para mim tentar dar um suingue na língua francesa, tão difícil de encaixar na melodia. Tive um verdadeiro trabalho com a rítmica do idioma francês, como combinar com as sincopas e as antecipações presentes na música brasileira”, explica Nicola sobre a triologia.

Sobre o cantor

Nicola Són nasceu em Paris, em uma família de origem armênia, embalado aos sons do doudouk e do kotchari. Adolescente, ele descobre a beleza da língua portuguesa através do seu encontro com Lígia, uma maravilha de Tom Jobim interpretada por João Gilberto e Stan Getz. Uma revelação que o conduz alguns anos depois a viajar para o Rio de Janeiro para aprender o português e impregnar-se da cultura e do modo de vida que tanto rima com ele; e com certeza para aperfeiçoar o seu conhecimento da música. Ele atravessa o Brasil : Manaus, a Amazônia, Bélem, Fortaleza, Recife… e começa seu trabalho reunindo suas influências com as músicas francesa e brasileira.

Serviço

Data: 20 de outubro
Hora: 20h
Local: C’est la Vie Bistrô & Creperia
Ingresso: R$ 10
Informações: 3244-6353
Classificação Indicativa 18 anos

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado