Eric Zambon
eric.zambon@jornaldebrasilia.com.br
Cotado para se apresentar no Rock in Rio em 2017 – falta a confirmação oficial –, Bon Jovi lança seu 13º álbum de estúdio, This House is Not For Sale. É o primeiro sem o DNA do guitarrista Richie Sambora, substituído por Phil X, e o melhor trabalho da banda desde The Circle, de 2009. Mesmo assim, está longe de ser uma grande obra de rock’n’roll.
O guitarrista Phil X não deve em nada aos trabalhos apresentados pelo seu antecessor nos últimos dois álbuns, mas falha em dar peso aos solos quando preciso. Ele brilha em Knockout, mas no restante, seus temas e riffs de guitarra resgatam sobremaneira o Bon Jovi dos anos 1980, trazendo pouca ou nenhuma renovação ao som do grupo.
Depois de ter cortado relações com os demais, no fim de 2014, após uma parceria de 32 anos, Sambora criticou a banda ao dizer que os integrantes tocavam no “modo automático” nos últimos lançamentos. Em várias das 17 faixas do inchado repertório de This House…, isso fica translúcido. Um exemplo é Born Again Tomorrow que, de tão trivial, parece cópia de músicas do próprio álbum. O mesmo vale para as baladinhas água-com-açúcar Labor of Love e Real Love.
O tema do lançamento é “voltar para casa”, frase repetida à exaustão na faixa-título, que abre a seleção. O compositor Jon Bon Jovi, pseudônimo de John Francis Bongiovi Jr., de 54 anos, estabelece o grupo (ou sua carreira, dependendo da interpretação) como um lar, e esse lar não está à venda, ele deixa claro.
As letras passeiam entre reflexões bobinhas sobre a vida (“a vida não é um carrossel, é uma montanha-russa”, diz a animada Rollercoaster) e referências à ausência de Sambora na banda (“não estou vivendo com um fantasma, não há futuro em viver no passado”, repete a letra de Living with the Ghost).
Com o novo álbum e o início da turnê de divulgação, Bon Jovi volta às listas de álbuns mais vendidos da Billboard nos EUA. Foi a sexta vez que a banda alcançou o topo das paradas norte-americanas com um lançamento, um feito impressionante para tiozões com mais de 30 anos de estrada. Pela qualidade dos trabalhos mais antigos e a falta de grandes momentos no trabalho recente, porém, fica claro que o sucesso nos anos 1980 alavanca a carreira do grupo até hoje.
Serviço
This House Is Not For Sale
Artista: Bon Jovi
Gravadora: Universal Music
Faixas: 17
Preço médio: R$ 27,90