Ricardo Taveira é ator, diretor e cantor brasiliense. Ele acompanhou a história de Harry Potter ainda quando os livros eram lançados apenas em inglês. Desde 2015, tenta trazer o personagem para os palcos da cidade. Este ano, após audição seletiva interna, um grupo que envolve cerca de 20 artistas acreditou no projeto e o sonho, enfim, será concretizado. O musical Um Reles Potter estreia neste fim de semana, no Teatro dos Bancários. Leia a seguir mais sobre o aguardado espetáculo:
O que os fãs podem esperar de Um Reles Potter?
O Reles é uma paródia muito divertida da história. Eu sou muito fã da história e sei bem a sensação que tenho quando assisto a qualquer coisa da série ou releio algum dos livros. Acho que os fãs podem esperar ter essa sensação de novo de reviver esse universo tão mágico.
Pode citar algum momento bem especial no espetáculo?
Para mim, os alunos se unindo em Hogwarts para lutar contra Voldemort é muito marcante, a energia deste momento é muito forte e é uma das minhas partes preferidas do livro.
Conta um pouco da sua relação com Harry Potter.
Comecei a ler Harry Potter pra minha aula de literatura da sétima série, em 2000. A história me marcou muito porque porque eu li o livro quase acompanhando a idade do personagem (isso se tornou impossível depois de um momento porque os livros não eram anuais), e o inicio da história tem um caráter mais infantil e vai amadurecendo junto com o personagem, o que encaixou muito bem com o meu gosto literário. Esse universo fez parte de muito tempo da minha vida então eu criei relações muito fortes com os personagens e é isso que eu espero transmitir durante a peça
Como foi produzir o espetáculo de forma independente?
Não é nada fácil, musical é um estilo muito caro. Eu venho juntando dinheiro desde 2015 para realizar esse projeto. A equipe abraçou muito a ideia e a maior parte das coisas o elenco se juntou para fazer e construir. A equipe de produção também acompanhou muito em tudo. Não conseguiríamos realizar este projeto sem as contribuições do Catarse. Ficamos muito felizes com o resultado da arrecadação e somos muito gratos a todos que ajudaram.
Serviço
Um Reles Potter
Dias 1 (sexta-feira), às 21h; dia 2 (sábado) e 3 (domingo), às 16h e às 20h
Local: Teatro dos Bancários (314/315 Sul)
Informações: R$ 30 (meia-entrada). Também paga meia-entrada quem doar 1 kg de alimento não-perecível.
Não recomendado para menores de 12 anos