Larissa Galli
cultura@jornaldebrasilia.com.br
O rap feminino toma conta do projeto Quarta Dimensão de hoje. Intitulado Viela Feminina, feito só por cantoras, DJs e MCs mulheres, o evento traz a dupla BellaDona e o coletivo Batalha das Gurias em apresentação no Sub Dulcina do Conic. A edição especial reúne artistas que movimentam a cena independente do rap no Distrito Federal e no Brasil.
Quando não está tendo aulas de Enfermagem na Universidade de Brasília, Estéfane Câmara, de 21 anos, sobe aos palcos com o coletivo Batalha das Gurias, ao lado de outras 15 mulheres, sob a alcunha de MC Marciana. Ela conta que, como movimento musical e cultural, o rap ainda produz músicas que propagam valores contestáveis sobre as mulheres, objetificando seus corpos e ações femininas. “Passamos por muitas dificuldades, julgamentos e palavras de ódio que apagam todo o contexto do nosso talento (…) Muitas mulheres não se sentem à vontade para batalhar com homens, devido às formas ríspidas de ataque”, explica.
De acordo com a MC Marciana, o Viela Feminina “vem para dar voz ao nosso grito, para mostrar a importância da mulher na cultura hip hop. É mais uma vitória na nossa luta”.
O coletivo Batalha das Gurias foi criado em 2013 para encorajar a participação e viabilizar espaços para artistas do sexo feminino no rap. “As mulheres estão no rap há muito tempo, mas ainda não temos a mesma visibilidade que os homens”, lamenta. “Esse é o nosso espaço, é o nosso poder de voz. Buscamos, não só fortalecer, mas apoiar, ouvir e conversar umas com as outras. O que falta nesse ramo musical é sororidade e companheirismo por parte de todas as mulheres. Juntas somos mais fortes”, completa.
O duo BellaDona, formado por Taty, nas rimas, e DJ Janna, nos beats, também marca presença na festa de logo mais. A dupla lançou o disco A Flor da Pele em 2014 e, desde então, vem fortalecendo o trabalho feminino no cenário do rap nacional. Com vocal forte e marcante, as rimas falam sobre a rotina do subúrbio brasileiro, com bases sonoras que percorrem os estilos gangsta rap, dirty south, crunk e o bass.
Serviço:
Quarta Dimensão
Viela Feminina
- Hoje, a partir das 20h. No Sub Dulcina – Complexo Cultural Dulcina de Moraes (Setor de Diversões Sul). Ingressos a partir de R$ 5. Informações: 8417-6112. Não recomendado para menores de 18 anos.