Menu
Entretenimento

Artes plásticas e teatro essa semana no Espaço Cultural Renato Russo

De 16 a 22 de maio acontece a programação cultural, com a Exposição Palcos, de Mathê Avellar, e o espetáculo A Vida Ordinária de Cristina

Redação Jornal de Brasília

17/05/2022 11h14

De 16 a 22 de maio acontece a programação cultural, com a Exposição Palcos, de Mathê Avellar, e o espetáculo A Vida Ordinária de Cristina

Foto/Reprodução

A programação cultural segue com muitas novidades no Espaço Cultural Renato Russo. Essa semana, de 16 a 22 de maio, destaque para a abertura da Exposição Palcos, da artista Mathê Avellar, e a curta temporada do espetáculo A Vida Ordinária de Cristina, com Adriana Nunes (Os Melhores do Mundo) e Luísa Rodrigues, são destaques da programação.

Artes Plásticas: 

Exposição Palcos, de Mathê Avellar

De 21 de maio a 16 de junho

Visitação: Ter a sex, das 10h às 20h / Sab e dom, das 12h às 20h

Na exposição Palcos, a artista plástica Mathê Avellar nos convida a pousar o olhar sobre uma espécie de arqueologia do movimento em suas pinturas/performances. Sua arte surge como consequência de suas próprias experimentações gestuais   vindas da dança, outro campo de atividade a que se dedica. A tela torna- se palco de sua poética corporal que se lança no espaço compositivo registrando rastros de movimentos, fragmentos de gestualidades.

Com curadoria de Aloísio Lima, Palcos ilustra o rompimento de fronteiras entre campos artísticos diferentes, centro do interesse da artista na junção de elementos e práticas experimentais. Suas obras pulsam movimento e o registro pictórico é tão somente umas das etapas da obra que se compõe de momentos no espaço/tempo, dança, uma paleta de cores definida pela emoção que deseja dividir com o público, improviso gestual, música,  corpo e alma.

O projeto realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC/DF) inclui ainda oficinas gratuitas de desenho em aquarela, realizadas aos sábados no Espaço Cultural Renato Russo.

Foto/Reprodução

Teatro

A Vida Ordinária de Cristina

Dias 21 e 22 de maio, às 19h

Entrada franca – sujeito à lotação do teatro

CI – 14 anos

Espetáculo com dramaturgia de Alexandre Ribondi, direção de Alessandro Brandão e atuação de Adriana Nunes (Os Melhores do Mundo) e Luísa Rodrigues aborda encontro emocionante em temática LGBTQIA+

São muitos os obstáculos que podem, ainda, separar pessoas de diferentes gerações.  Impedimentos que confrontam épocas distintas e questões que apontam divergências na visão político/social e humanitária ao englobar pessoas dissidentes em luta pelos direitos mais básicos. Direitos LGBTQIA+. Foi pensando em todas estas questões que o ator, diretor e dramaturgo Alexandre Ribondi se juntou ao diretor, ator e bailarino, Alessandro Brandão, e as atrizes Adriana Nunes, Luísa Rodrigues e grande equipe por detrás das ribaltas para conceber o mais novo espetáculo teatral A Vida Ordinária de Cristina.

A obra inédita, que conta com o patrocínio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal por meio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC-DF), apresenta Tônia (Luísa Rodrigues), uma mulher transgênero que se encontra nos bastidores de um programa de televisão sensacionalista. Cristina (Adriana Nunes), uma mulher cisgênero simples e intimidada pelo ambiente, também espera para gravar no estúdio do programa. Ambas se encontram na espera das gravações.

“O espetáculo narra o encontro de duas mulheres que buscam desvendar situações conflitantes do passado. Tudo gira em torno das descobertas das diferenças e das frustrações das expectativas sociais que os pais impelem na formação de seus filhos. A peça discorre sobre a transgeneralidade e como o apoio, o amor, o acolhimento em seu primeiro e mais importante núcleo: o familiar, pode ser a base sólida de sustentação para a formação de um ser humano em liberdade e com valoração  de suas potências. A peça nos leva de maneira simples e contundente a perceber que o amor desfaz o medo e sisudez de uma sociedade arraigada na heterocisnormatividade”, adianta o diretor Alessandro Brandão.

Serviço

Espaço Cultural Renato Russo

(508 Sul, Bloco A)

Programação de 16 a 22 de maio

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado