Estão chegando ao final as oficinas do ‘Projeto Crias do Baile’, que leva formação técnica em produção artística para jovens da periferia do DF e Entorno. As oficinas desta quinta, sexta e sábado ainda tem vagas, inscreva-se aqui. São elas, Introdução a Produção Musical, com César Werlon, Roadie, Logística e Produção Técnica, com o DJ Chokolaty e, por último, mas não menos importante, o Baile dos Crias – com confraternização, debate e apresentação dos alunos.
O projeto visa a instrumentaliza os participantes, por meio de práticas artísticas diversas envolvendo produção, para fomentar a cadeia produtiva cultural do DF, realizando de forma descentralizada oficinas gratuitas para produtores, DJs, roadies e artistas. Os encontros acontecem em dois espaços: Centro Cultural Renato Russo, na 508 da Asa Sul e na Casa da Árvore, Espaço Sociocultural, na quadra 813 Sul. Confira a programação completa no serviço abaixo.
“O Festival quer aumentar o leque de oportunidades para pessoas que nunca tiveram a chance de aprofundar os conhecimentos sobre campos das áreas técnicas e de produção musical. A ideia é levar para regiões periféricas imersões gratuitas que contribuam para uma troca de conhecimento que vai desde o início da carreira musical, até a compreensão jurídica do valor autoral de suas respectivas obras publicadas, principalmente nos gêneros rap, trap e funk”, explica Arthur Marques, organizador do Festival Backstage.
Oficinas
O Festival Backstage – Crias do Baile oferece 13 oficinas gratuitas sobre temas que percorrem toda a organização de um produto musical. Terá o workshop de Direitos Autorais e Consultoria Jurídica com Caio Chaim, advogado especializado em Direitos Autorais; oficina de Live Stream, Cenários Digitais e Assessoria de Carreira com Lucas Pucci, proponente do projeto e articulador cultural, com formação em Relações Internacionais na Universidade de Brasília – UnB; Roadie, Logística e Produção Técnica para Área Musical será ministrada por DJ Chokolaty, dj, radialista e produtor musical; oficina de Introdução a Produção Musical ensina a fazer o seu próprio beat/som, com aulas do DJ Cesar Werlon. O curso de Produção Musical Avançada será com a DJ Paula Torelly, produtora e primeira mulher dona de um estúdio de música no DF e a oficina de Discotecagem e Mixagem de Áudio será com a DJ Ketlen Niggaz
“A ideia de um projeto itinerante é o de alcançar o maior número de pessoas possíveis, em regiões diferentes do DF. Por isso escolhemos nessa primeira edição Itapoã, Samambaia e Asa Sul, por serem geograficamente distantes e apresentarem índices demográficos elevados não só das cidades, mas também de RA’s vizinhas a elas”, conta Lucas Pucci, idealizador do projeto e fundador da Craudi Company.
Debate/Mesas Redondas
Além das oficinas, o projeto também promove debates importantes sobre mercado de trabalho, cenário atual, inclusão social, novas tecnologias, políticas públicas, necessidades de fomento e formas de captação de recursos para técnicos e artistas. A roda de conversa é também um momento de renovação de votos e intenções para ações e projetos futuros da categoria como um todo.
Baile de Encerramento do Festival Backstage
Ao final dos cursos, o Festival trará uma mostra de talentos e concurso entre os alunos das oficinas. O Baile dos Crias, com a apresentação dos alunos das oficinas acontece dia 13 de Julho de 2024 na Casa da Árvore, Espaço Sociocultural localizado na 813 Sul.
Festival Backstage – Crias do Baile
O Festival Backstackage – Crias do Baile chega para ajudar na capacitação de novos profissionais do setor cultural, como produtores, DJs, Roadies, Streamers e demais articuladores, com alternativas acessíveis, de forma a simplificar e incentivar os participantes das oficinas a ingressarem no mercado de entretenimento musical de maneira qualificada. Fruto do fomento do Fundo de Apoio à Cultura – FAC, da Secretaria de Estado de Cultura da Economia Criativa do DF, o projeto realiza agora sua segunda edição. A expectativa é que mais de200 jovens participem das oficinas e rodas de conversas.
Instituto SocioCriativo: criado em 2015, o Instituto Sócio Criativo Ltda é uma empresa Guarda-chuva de serviços culturais, que opera com as equipes de Produção de Espaços Culturais, Festivais e Projetos Educativos. Responsável pela Direção Pedagógica da Capacita – Escola Sócio Criativa, da Direção de Produção do Festival Backstage, do FestiRua e do espaço Casa da Árvore, realiza contratações, consultorias Jurídicas, Administrativas, Contábeis e Estratégicas para o Segmento da Cultura.Facilita também a implementação de políticas públicas pela extensa pesquisa documental e análise burocrática, faz captação de recursos de médio porte e em 2024 foi admitida pelo Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da UnB (Universidade de Brasília) para um programa de Incubação na área de Inovação Empresarial.
Capacita Escola Sociocriativa: A Capacita – Escola Sociocriativa é uma instituição especializada em capacitação no setor cultural, dedicada a promover o desenvolvimento e a profissionalização de artistas, produtores e gestores culturais por meio de uma abordagem inovadora e criativa. Oferecemos cursos e oficinas que abrangem desde técnicas artísticas até gestão e produção de eventos, ministrados por profissionais experientes e reconhecidos no mercado. Nossa missão é fortalecer o cenário cultural, integrando aspectos sociais e criativos na capacitação dos alunos, em um ambiente inclusivo e acolhedor que valoriza a diversidade e a equidade.
Serviço
Festival Backstage – Crias do Baile | 2ª Edição
Atividades: gratuitas
Carga Horária total: 43h
Inscrições: Inscreva-se aqui
Faixa etária: 18 anos +
Campus Espaço Cultural Renato Russo 508 Sul – 6 CURSOS
➔ 06 e 07 de Julho
Campus Casa da Árvore Espaço Sociocultural 813 Sul – 7 CURSOS
➔ 04 e 13 de Julho
Programação Casa da Árvore Espaço Sociocultural 813 Sul
Quinta e Sexta-Feira (11 e 12/07)
Noite: 19h às 22h – Introdução a Produção Musical (3h) com Cesar Werlon
Sábado (13/07)
Tarde: 14h – 18h – Roadie, Logística e Produção Técnica (4h) com DJ Chokolaty
Noite: 18h – 22h _Baile dos Crias – Confra, Debate e Apresentação dos Alunos (4h)