Menu
Entretenimento

A ascensão de Anitta: de Larissa a nova estrela latina mundial

Arquivo Geral

14/06/2017 7h00

Foto: Divulgação

Larissa Galli
cultura@jornaldebrasilia.com.br

Sete singles em menos de um ano. Parcerias com artistas como J Balvin, Maluma, Nego do Borel, Wesley Safadão, Simone & Simaria, Major Lazer, Pabllo Vittar e Iggy Azalea. São mais de 20 milhões de seguidores no Instagram. No YouTube, mais de 4 milhões acompanham sua carreira. Com apenas 24 anos, Anitta, que na certidão é Larissa de Macedo Machado, é o nome da vez no cenário musical brasileiro e já começa a remar na direção do mercado internacional.

Paradinha, o novo hit da cantora, em língua espanhola, alcançou 23 milhões de views no YouTube em uma semana. Hoje, 15 dias após o lançamento, supera os 33 milhões. Anitta diz ter planejado estrategicamente o lançamento da música e que levou em consideração a chegada do verão dos europeus (para quem o single é destinado), a coreografia divertida e seu espanhol sem sotaque forte.

No Spotify, a carioca emplacou três canções no top 10 – com Paradinha, Switch, em parceria com a rapper Iggy Azalea, e Sua Cara, com o grupo de música eletrônica Major Lazer e participação da drag Pablo Vittar.

Anitta é a quarta mulher mais ouvida desde que o serviço de streaming foi lançado no Brasil – a primeira é Rihanna. Na plataforma, Paradinha rende aproximadamente 469 mil execuções diárias, desbancando o hit, também latino, Despacito – que se manteve no primeiro lugar das paradas brasileiras por semanas.

Ela é a única brasileira a ocupar uma posição no Social 50 da Billboard americana, um ranking que mede a popularidade de artistas nas redes sociais. Aparece em 15º lugar, na frente de Shakira (16º), Taylor Swift (23º), Beyoncé (30º) e Lady Gaga (36º).

Nas rádios, a cantora também se destaca. Na última segunda, a Billboard Brasil publicou um ranking com as 20 músicas mais ouvidas em rádios de todo o Brasil. Paradinha está em segundo lugar do Pop Brasil. Anitta também aparece na terceira posição, com Você Partiu Meu Coração, parceria com Nego do Borel e Wesley Safadão.

Uma aula de funk

Apesar de estar cada vez mais distante do funk, Anitta defendeu o gênero que a fez famosa na última sexta no Twitter. A artista criticou uma proposta de lei que criminaliza o funk e que foi enviada ao Senado com mais de 20 mil assinaturas. Proposta pelo empresário paulista Marcelo Alonso, a ideia legislativa considera o gênero musical como um “crime de saúde pública desta ‘falsa cultura’ denominada ‘funk’”.

Com mais de 4 milhões de seguidores no Twitter, Anitta escreveu que “22 mil desinformados que estão precisando sair do conforto de seus lares para conhecer um pouquinho mais do nosso país”. Além disso, ela afirma que o funk “gera trabalho, gera renda”. Para quem assinou a proposta, ela deu o recado: “se visitassem as áreas menos nobres do nosso país, vocês descobririam isso rápido”.

Serviço

Baile da Favorita

Hoje, a partir das 23h, os brasilienses vão ter a chance de conferir Anitta de pertinho. A cantora se apresenta no Baile da Favorita, festa que traz os ritmos do funk carioca para a capital brasileira. Além da artista, MC Koringa, DJ Malboro, DJ Tubarão e DJ Wally completam o line up do evento, que acontece no Estádio Nacional Mané Garrincha (Eixo Monumental). Os ingressos custam R$ 90 (mulheres) e R$ 100 (homens), ambos referentes à meia-entrada. O evento não é recomendado para menores de 18 anos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado