Menu
Entretenimento

5ª Edição do Festival Satélite 061 começa nesta quarta-feira

Arquivo Geral

13/09/2016 7h00

Atualizada 12/09/2016 23h10

Espetáculo #Passinho é dançado por jovens de comunidades cariocas. Foto: Fernanda Vallois/Divulgação

Larissa Galli
cultura@jornaldebrasilia.com.br

A 5ª edição do Festival Satélite 061 chega à Torre de TV esta semana. Com atrações como Elza Soares e Gal Costa, o evento, que teve sua última edição prestigiada por cerca de 45 mil pessoas, traz o tema “Diversidade e Empoderamento”, e promete transformar sua carga política, social e comportamental em diversão e leveza. A programação do festival começa amanhã com as atrações do Palco Radar, que tem como linguagem dominante a dança.

Por meio de montagens e produções cênicas, o Palco Radar busca abrir espaço para artistas que privilegiam a arte autoral e para espetáculos que ainda possuem pouca visibilidade. A ideia é apresentar a dança contemporânea e suas fusões com a música, teatro e arte urbana.

O coreógrafo e curador do Palco Radar, Edson Beserra, buscou fazer um pequeno panorama da produção artística do País. “Trouxemos trabalhos da região Norte, Centro-Oeste e Sudeste, de companhias que, mesmo em situação de risco e precariedade, não deixam de produzir arte”, afirma, voltando-se para a diversidade proposta pelo tema do evento.

Além das produções nacionais, o Palco Radar também recebe o alemão Tobias Draeger, com uma performance de coreografia e concepção próprias.

“Empoderamento”

Na estreia do festival, amanhã, no Teatro Sesc Garagem (913 Sul), tem apresentação dos jovens do movimento #Passinho, formado por bailarinos de diferentes comunidades do Rio de Janeiro. De acordo com Edson, eles trazem o tema do “Empoderamento” à tona. “Esses jovens bailarinos se valem da própria condição social para criar um produto artístico, nada pode ser mais empoderador do que isso”, destaca.

Um trabalho local encerra a programação do Palco Radar: o bailarino Marcus Buiati apresenta sua terceira obra coreográfica, chamada Velejando Desertos Remotos, no próximo domingo, às 20h no Teatro Sesc Garagem, onde também acontecem palestras, oficinas e workshops para promover a troca de experiências entre artistas de diferentes regiões.

A festa musical está programada para os dias 24 e 25 de setembro e a escolha de Elza Soares e Gal Costa tem um motivo. Com A Mulher do Fim do Mundo e a Estratosférica, respectivamente, a dupla representa as grandes mulheres brasileiras, aquelas que romperam barreiras e se consolidaram como referência máxima da cultura brasileira no Brasil e no exterior.

Baiana System, Guizado, As Bahias e a Cozinha Mineira, Autoramas e muita discotecagem também estão na programação.

Serviço:

Satélite 061 – Palco Radar
De amanhã a 25 de setembro. Horário e locais variados. Informações pela página facebook.com/Satelite061. Todos os espetáculos têm entrada franca. As senhas serão distribuídas a partir de uma hora antes do início de cada sessão. A classificação indicativa varia de acordo com o espetáculo.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado