A Brasil Restaurant Week (RW Brasil) é um festival gastronômico que acontece em mais de 15 cidades brasileiras. Em todas as edições do evento, os valores fixos dos menus contam com a sugestão de acréscimo de mais 1 real. Esse valor é dedicado a instituições sociais locais. A arrecadação da 16ª edição de Brasília tem destino certo: a ONG Amigos da Vida, uma organização não governamental que atua na promoção e defesa dos direitos humanos de pessoas que vivem e convivem com HIV/aids e na prestação de cuidados às crianças órfãs em virtude do vírus HIV. O festival vai até dia 26 de fevereiro.
Segundo os organizadores, o evento tem o objetivo de democratizar a boa gastronomia dando atenção a questões sociais. “Desde o inicio da Restaurant Week tomamos a atitude de estimular que os clientes doem 1 real ou mais para as instituições beneficiadas. Já que os clientes são beneficiados por um preço democrático, por que não ajudar instituições que fazem trabalhos sociais tão bonitos?”, disse Fernando Reis, da Mica Produções, organizadora do RW Brasil.
Essa não é a primeira vez que a ONG favorecida. Com as doações captadas até a 15ª edição, realizada em agosto de 2016, a Amigos da Vida construiu a Brinquedoteca Renato Russo do Hospital Universitário de Brasília (HUB) e também reformou a sala dos médicos residentes em pediatria. O local recebe 15 crianças com idades entre 3 e 12 anos, por dia. A média mensal é de 450 crianças.
“Quando nos tornamos a organização beneficiária das doações realizadas na Restaurant Week, conseguimos ampliar nossas ações nas 8 Brinquedotecas Renato Russo”, afirma Christiano Augusto Souza Ramos, presidente da Amigos da Vida.
A Amigos da Vida presta assistência jurídica gratuita às pessoas que convivem com HIV/aids e outras patologias incapacitantes. A instituição oferece assistência psicológica, realiza campanhas educativas de prevenção e combate à aids e faz a distribuição de preservativos, além de realizar testes rápidos de HIV/aids em mutirões de saúde.
“Sempre apostamos que todos os frequentadores do evento doem 1 real. Como temos a expectativa de 80 a 100 mil pessoas passando pelo festival, esperamos arrecadar R$ 80 mil nesta edição”, afirmou Fernando Reis.
Os recursos arrecadados durante o festival serão destinados à construção de uma nova Brinquedoteca Renato Russo, uma iniciativa da Amigos da Vida. O local ainda será definido, mas a inauguração está prevista para o dia 1º de Dezembro, “Dia mundial da luta contra a Aids”, deste ano.
Selo Solidariedade
O selo solidariedade tem o objetivo de promover a prática social voltada as crianças afetadas pela aids. Os cincos restaurantes que mais arrecadarem e repassarem os donativos a Amigos da Vida, serão premiados pelas mãos da Presidente de Honra e mãe do cantor Renato Russo, Carminha Manfredini, garantindo o selo de empresa solidária.