Menu
Economia

Veja como fazer agendamento de perícia médica pelo Meu INSS

As perícias médicas estão sendo retomadas gradualmente desde 14 de setembro nos postos da Previdência Social

Redação Jornal de Brasília

09/10/2020 18h05

Foto: A Voz da Cidade

Laísa Dall’agnol
São Paulo, SP

O INSS liberou, na última semana, o reagendamento de perícias médicas pelo aplicativo Meu INSS. Para utilizar o serviço, é preciso atualizar o dispositivo para a nova versão disponível nas plataformas mobile (iOS e Android).

As perícias médicas estão sendo retomadas gradualmente desde 14 de setembro nos postos da Previdência Social. O INSS alerta que só serão atendidos os segurados com agendamento feito pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.

Para consultar quais agências estão com o atendimento presencial restabelecido, é possível acessar o site https://covid.inss.gov.br/. No menu à esquerda, clique na opção ‘Mapa das agências abertas’ e selecione seu estado.

A realização de perícia é necessária para a concessão de benefícios como: auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, aposentadoria da pessoa com deficiência, BPC (Benefício de Prestação Continuada), entre outros.

AGENDAMENTO

O agendamento pode ser realizado pelo segurado por meio de três canais: site Meu INSS (https://meu.inss.gov.br); aplicativo de celular Meu INSS e pela Central telefônica 135.

1- Acesse o aplicativo ou site do Meu INSS
2- Efetue o login na plataforma;
3- Clique em ‘Agendar Perícia’
4- Selecione uma das opções: ‘Perícia inicial’; ‘Perícia de prorrogação’; ou “Remarcar perícia” (reagendamento);
5- Siga os próximos passos e finalize o agendamento

*O acompanhamento do pedido pode ser realizado por meio da opção ‘Agendamentos/Solicitações’

Antecipação do auxílio-doença Mesmo com a volta da perícia nas agências, ainda é possível pedir a antecipação de R$ 1.045 do auxílio-doença ao INSS, de forma remota, até 31 de outubro.

Neste caso, o segurado deve anexar um atestado médico junto ao requerimento, feito, exclusivamente, pelo Meu INSS.

Para quem teve a concessão da antecipação de R$ 1.045 do auxílio-doença até 2 de julho, desde que o benefício não tivesse prorrogação, o INSS divulgou que a diferença dos atrasados (caso haja) será quitada automaticamente até o final de outubro, sem realização de perícia. O órgão diz que a data ainda será divulgada.

As informações são da FolhaPress

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado