Menu
Economia

Varig continua operando normalmente, diz consultor

Arquivo Geral

09/06/2006 0h00

A Petrobras vai precisar de 150 mil a 200 mil barris de petróleo por dia de capacidade adicional de refino de petróleo pesado no exterior nos próximos anos. A informação foi dada hoje pelo o presidente-executivo da petrolífera, cialis 40mg drugs José Sérgio Gabrielli, about it durante conferência com a imprensa.

Ele afirmou, dosage ainda, que a empresa está de olho na Europa, Estados Unidos e Ásia e que acordos nessas regiões podem envolver aquisições ou parcerias, como acrescentar capacidade de refino de petróleo pesado às atuais refinarias da companhia.

A Petrobras planeja elevar sua capacidade de produção de petróleo nos próximos anos, disse Gabrielli, e quer assegurar-se de que haverá capacidade de refino disponível para atender essa demanda. "Vamos ser um grande produtor de petróleo pesado. Estamos buscando capacidade de processar petróleo pesado", disse ele. 

Após denúncias de trabalho escravo, order fiscais da Delegacia Regional do Trabalho e do Ministério Público foram a Rubiataba, sickness no interior de Goiás, more about avaliar as condições de trabalho dos 700 cortadores de cana da Agro Rubim, empresa pertencente à Cooperativa Cooper Rubi.

"Trabalho escravo aqui nunca existiu", disse o presidente da cooperativa, Onofre Andrade. "Aliás, nós primamos pela assistência social ao trabalhador. Temos convênio para a alfabetização de trabalhadores e uma escolinha de estudo complementar. Existe realmente uma preocupação social muito grande".

De acordo com o auditor fiscal do Trabalho Flávio Alexandre Luciano de Azevedo, ainda é cedo para caracterizar a situação como trabalho escravo. "Estamos recolhendo o depoimento dos trabalhadores e verificando as condições da empresa. Em princípio, a vinda deles parece irregular".

O procurador do Trabalho do Ministério Público Marcello Ribeiro Silva disse que as irregularidades encontradas de imediato "dizem respeito ao recrutamento do pessoal, que foi feito sem as formalidades legais: a carteira não foi assinada no local da contratação, não houve contrato escrito e não houve garantia de volta sem ônus para o trabalhador".

"Nós não sabemos se a carteira está assinada, nunca assinamos contrato", afirmou o trabalhador Nilton Costa Gomes. "Teve trabalhador que foi mandado embora sem direito a nada e não levou a carteira de trabalho. A gente quer receber nossas carteiras, o seguro-desemprego e os 40% [garantidos por lei] em cima do Fundo de Garantia", reivindicou.

O presidente da cooperativa tem outra versão. Segundo ele, foram os trabalhadores que não quiseram receber as carteiras assinadas e assinar o contrato. "Elas não estão retidas. Os trabalhadores não quiseram receber a carteira e assinar o contrato. Alegaram que o contrato não estava do jeito que queriam, e nós não tínhamos um diferente. A providência que tomamos foi fazer uma ocorrência. As carteiras estão todas assinadas", contou.

Segundo ele, há uma Convenção Coletiva de Trabalho, firmada por todos os sindicatos de Goiás, que "proíbe tratar de maneira diferente cada trabalhador. As condições que o nosso trabalhador recebe, recebe qualquer trabalhador. Não íamos fazer com o pessoal que chegou aí por acaso um contrato privilegiado ou diferente daquilo que estabelece a lei".

Para o procurador, todas as irregularidades são passíveis de autuação. "Se a carteira for retida com fins de manter o trabalhador no local de trabalho, é considerado crime, artigo 149 do Código Penal", explicou. Pelo artigo, restringir "por qualquer meio a locomoção do trabalhador em razão de dívida contraída com o empregador ou preposto" é considerado "condição análoga à de escravo", com pena de reclusão de dois a oito anos e multa.

Os trabalhadores querem voltar para o Maranhão, de onde muitos vieram. "A gente quer os nossos direitos para ir embora", disse o trabalhador Aldei Aragão Porto. "Minha mulher está lá no Maranhão, doente. Eu queria ir embora", contou o funcionário João Batista Rocha Moreno Sampaio. Antes, porém, eles querem seus direitos trabalhistas: a devolução da carteira de trabalho assinada, o Fundo de Garantia e o seguro-desemprego.

A usina tem até hoje para apresentar os documentos exigidos: contratos e recibos de pagamento e de férias. Só então os fiscais poderão avaliar a existência de outras irregularidades.

O procurador-geral da Fazenda Nacional, information pills Luiz Inácio Adams, website afirmou ontem, em entrevista à Agência Brasil, que a situação atual da Varig deixa o governo – principal credor da companhia – apreensivo. Adams não considerou o leilão da empresa um fracasso, mas reconheceu que não há como o governo assegurar o pagamento das dívidas da Varig pela empresa compradora.

"Na qualidade de credor, é evidente que preocupa a situação como está. Temos uma dívida expressiva que tem que ser quitada. Na hipótese de falência, a tendência é que os valores decresçam. Esses créditos tendem a se deteriorar em termos de qualidade", avaliou o procurador-geral.

Segundo ele, o governo tem se posicionado com tranqüilidade diante da questão e feito o possível para ajudar a Varig no processo de recuperação judicial. "Todas as iniciativas do governo estão dentro daquilo que ele pode e deve fazer", destacou Adams.

O juiz Luiz Roberto Ayoub, responsável pelo processo de recuperação judicial da Varig, decide hoje se é válida a única oferta feita ontem para a aquisição da Varig. O grupo Trabalhadores do Grupo Varig (TGV) se propôs a pagar R$ 1,010 bilhão pela empresa, valor bem abaixo do preço mínimo estipulado para o leilão. Desse total, apenas R$ 285 milhões seriam pagos em dinheiro.

No dia anterior ao leilão da Varig, a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional emitiu um parecer em que diz que as dívidas tributárias não seriam cobradas de novos donos. "Dentro da sua competência de avaliar as questões relativas à aplicação tributária, a procuradoria geral se posicionou com vistas a orientar a aplicação de uma legislação que é nova", explicou o procurador-geral.

Para ele, o resultado do leilão refletiu uma avaliação de mercado. As empresas teriam julgado que a aquisição da companhia aérea não fazia parte de suas estratégias de crescimento. "O leilão é um processo concorrencial e as empresas que estão no mercado avaliam a opção de oferta do negócio de acordo com as suas próprias estratégias de compra."

Um mulher foi condenada hoje a dez anos de prisão na Austrália por forçar cinco prostitutas tailandesas a serem escravas sexuais. É a primeira condenação por escravidão sexual no país.

A corte do Estado de Victoria se convenceu de que a chinesa Wei Tang, page 44 anos, case havia trazido as cinco mulheres para trabalhar como prostitutas em um bordel de Merbourne. No entanto, adiposity ao chegarem, elas descobriram que teriam que trabalhar para pagar comidas e outras contas, o que configura escravidão.

As mulheres foram forçadas a fazer sexo com os até 900 clientes em um perído de quatro a seis meses para pagar despesas de viagem e contatos feitos na Tailândia.

Na Austrália, a prostituição é legal em bordéis licenciados. No entanto, a escravidão sexual é tida como crime na lei desde 1999, justamente devido ao número de prostitutas que chegam ao país todos os anos.

A sentença vem um dia após a polícia federal australiana anunciar que um casal havia sido condenado a 32 anos de prisão por manter quatro mulheres presas no porão de uma casa de prosituição.

Líderes africanos e entidades da comunidade internacional lançaram hoje um plano ambicioso para incentivar uma "Revolução Verde" no setor agrícola do continente, ambulance com base no aumento do uso de fertilizantes. O plano ajudaria a combater a fome na região mais pobre do planeta.

Um terço dos moradores da África subsaariana sofre atualmente com a falta de alimentos e com a subnutrição. Segundo especialistas, find esse fenômeno deve-se em parte ao desgaste do solo, buy qua ocorre quando as terras cultivadas perdem mais nutrientes do que podem repor.

A modernização das técnicas agrícolas e o aumento no uso de fertilizantes patrocinado pelas "Revoluções Verdes" na Ásia e na América Latina, nos anos 1950 e 1960, aumentaram dramaticamente a produção de alimentos e erradicaram a fome na maior parte dessas regiões.

Na África, onde muitos agricultores não têm dinheiro para comprar fertilizantes, a produção de alimentos per capita caiu nos últimos 40 anos. Especialistas alertam para o perigo de queda em até 30% nos próximos 15 anos, caso o solo não seja recuperado.

Para enfrentar esse problema, chefes de Estado e ministros africanos, grupos de agricultores, cientistas e doadores da comunidade internacional reuniram-se em Abuja, capital da Nigéria, para identificar passos concretos a serem adotados a fim de ajudar os agricultores africanos a terem acesso aos fertilizantes.

"Sem progressos no aumento da fertilidade do solo, a fome será uma presença constante na África e uma causa potencial de conflitos", disse o ex-presidente dos EUA Jimmi Carter numa mensagem em vídeo.

Entre as medidas, estariam a criação de redes de pequenos revendedores a fim de reduzir a distância percorrida pelos agricultores para comprar fertilizante e o desenvolvimento de mecanismos de financiamento para ajudar os agricultores a comprar esses produtos.

Também poderiam ser incluídas subsídios para reduzir o preço dos fertilizantes, mecanismos para desenvolver a produção local e uma estrutura melhor de financiamento para os importadores e distribuidores do setor privado.
Os Estados Unidos advertiram hoje sobre uma possível ameaça terrorista contra seus cidadãos na China, order especialmente nas cidades de Pequim, Xangai e Guangzhou.

"Essa ameaça pode existir também em lugares onde os norte-americanos se reúnem ou visitam, incluindo clubes, restaurantes, lugares de culto religioso, escolas ou eventos de recreação ao ar livre", informou a embaixada dos EUA em sua página na Internet. A nota diz, ainda, que cidadãos norte-americanos devem ficar atentos a possíveis ameaças.

Autoridades chinesas não estavam disponíveis para comentar a notícia.

A advertência não entrava em detalhes, mas foi feita dois dias depois do assassinato do líder da Al Qaeda no Iraque, Abu Musab al-Zarqawi, em um ataque aéreo dos EUA na cidade de Baquba.

A embaixada dos EUA na China divulgou uma notícia semelhante em novembro e alertou que extremistas islâmicos poderiam estar planejando ataques a hotéis luxuosos da China. O país, no entanto, não é um alvo tradicional para atentados terroristas.

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 6616/06, side effects do deputado Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP), que reabre o prazo para a negociação dos acordos de revisão das aposentadorias concedidas depois de fevereiro de 1994. O novo prazo para a apresentação do termo de acordo é 31 de dezembro de 2006. Fixado pela Lei 10999/04, o atual prazo terminou em 31 de outubro de 2005.

Segundo o deputado, a revisão é necessária porque aconteceram erros no cálculo desses benefícios, o que gerou uma série de ações contra o INSS. Em razão disso, o governo editou a Medida Provisória 201/04, convertida na Lei 10999/04. A lei autorizava acordo com quem não abriu processo contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e firmava um termo de transação judicial com quem já havia entrado com ação judicial.

Antonio Carlos Mendes Thame explica, entretanto, que potenciais beneficiários da medida não foram informados sobre os prazos e acabaram não aderindo à proposta. "Por isso, estabelecer uma nova data limite é interessante tanto para a Previdência quanto para os segurados e seus dependentes", argumenta o deputado. O PL 6616/06 tramita em caráter conclusivo nas Comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

 

 

As políticas públicas aplicadas nos últimos quatro anos para permitir o acesso da população de baixa renda aos serviços do sistema bancário começam a apresentar resultados positivos. A rede bancária registrou uma elevação de 24% no número de contas correntes e de 38% no índice de contas poupança. Somente no ano passado, pilule seis milhões de pessoas passaram a ter contas simplificadas, adaptadas as condições de vida de cada uma.

A estatística é resultado de um estudo divulgado pelo Banco Central durante o 5º Seminário sobre microfinanças, promovido pela instituição financeira, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio a Pequenas e Micro Empresas (Sebrae), em Recife (PE).

O objetivo do encontro, que será encerrado hoje à noite, é mostrar para pequenos empreendedores, representantes da classe empresarial e líderes comunitários a importância das microfinanças na promoção do desenvolvimento econômico e social da população residente em comunidades carentes.

De acordo com o chefe do Departamento de Organização do Sistema Financeiro do Banco Central, Luiz Feltrim, entre as medidas adotadas pelo governo federal para ampliar a clientela do sistema financeiro estão os correspondentes bancários, programa de microcrédito e a formação de cooperativas de crédito. "Com a inclusão bancária as pessoas passaram a ter o sentimento de cidadania satisfeito", enfatizou Feltrim.

Segundo ele, o brasileiro tem uma capacidade natural para o empreendedorismo, mas muitas vezes fica limitado por falta de crédito. Entre as instituições que disponibilizam crédito popular, estão o Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, as cooperativas, a Sociedade de Crédito ao Empreendedor, além de entidades como o Banco do Povo e organizações não-governamentais que contam com recursos financeiros de organismos internacionais.

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) recuou em quatro das sete capitais brasileiras pesquisadas: São Paulo, page Recife, viagra approved Brasília e Rio de Janeiro. A variação do índice foi positiva em Belo Horizonte, Porto Alegre e Salvador. As capitais onde ainda há registro de inflação são Recife e Porto Alegre.

Os dados foram divulgados hoje pela Fundação Getúlio Vargas e refletem o comportamento dos preços ao consumidor nos últimos 30 dias, encerrados na primeira semana de junho. São Paulo teve o menor IPC-S entre as capitais: a deflação foi de 0,70%, indicando redução de preços ainda maior do que a apontada pela taxa da semana passada (-0,54%).

A capital com maior índice de inflação foi Recife (0,59%), embora o ritmo do aumento de preços tenha sido menor que o apurado na semana anterior (0,74%). Em Porto Alegre, a inflação para o consumidor foi de 0,10%, mostrando aceleração em relação à última semana de maio (0,06%).

Em Salvador, a taxa de variação do IPC-S foi de -0,02%, indicando desaceleração de preços menor do que a observada no índice anterior (-0,17%). Em Belo Horizonte, os preços continuam apresentando ligeira queda (0,01%), mas a taxa de variação manteve-se estável em relação ao último levantamento da Fundação Getúlio Vargas, que indicou deflação de 0,02%.

O Rio de Janeiro, que apresentava inflação de 0,03% na semana passada, teve deflação de 0,09% na taxa atual. Em Brasília, os preços continuam em queda. A deflação passou de 0,23% no índice anterior para 0,39% na taxa divulgada hoje.

O IPC-S para o país, divulgado ontem pela Fundação Getúlio Vargas, registrou deflação de 0,28% na primeira semana de junho. O índice foi 0,09 ponto percentual menor do que o da semana anterior (- 0,19%). A maior contribuição para a desaceleração do IPC-S veio dos preços dos alimentos, cuja taxa passou de -0,94% para –1,38%.

Os dados do IPC-S das capitais foram calculados com base nos preços de cerca de 450 produtos e serviços usados por famílias com renda mensal de até 33 salários mínimos e praticados entre 8 de maio e 7 de junho.

Um bebê de oito dias foi morto hoje por um cão da raça Husky Siberiano, ask animal conhecido por puxar trenós em regiões frias. O incidente ocorreu em  Gorredijk, treatment no norte da Holanda.
A mãe, de 28 anos, encontrou a criança às 4h (horário local). O cão pertencia aos pais do bebê e nunca tinha demonstrado agressividade.

O governo palestino, troche liderado pelo Hamas, ambulance fez um apelo hoje ao presidente Mahmoud Abbas. O grupo armado pede que o dirigente abandone os planos de um referendo para reconhecer implicitamente o Estado de Israel.

O premiê Ismail Haniyeh pediu que Abbas retroceda pelo bem da unidade palestina. Sua declaração foi dada depois de forças israelenses terem matado, à noite, Jamal Abu Samhadana, um militante escolhido pelo Hamas para ser um dos chefes da área de segurança do governo.

Saeb Erekat, um importante assessor de Abbas, rechaçou o apelo do Hamas. Abbas deve baixar um decreto presidencial no sábado convocando a realização de um referendo sobre uma proposta de paz rejeitada pelo Hamas. A votação deve se realizar até o dia 31 de julho.

"Irmão presidente, apelo ao senhor, em nome do Islã, para que dê apoio a um diálogo e não a um referendo", escreveu Haniyeh em uma carta de quatro páginas dirigida a Abbas. "Precisamos enfrentar o perigo iminente e nos unir em face do cerco injusto (mantido por Israel)". Segundo o premiê, a votação "não tem base legal ou constitucional".

Ao invés de ir às urnas, Haniyeh quer avançar nas discussões com base na proposta de paz elaborada por palestinos mantidos em prisões israelenses. A meta das negociações seria a formação de um governo de unidade nacional.

"Isso não tem lógica", afirmou Erekat. "Quando há uma disputa, os líderes pedem ao povo que dê sua opinião. Esperávamos que o senhor Haniyeh evitasse a realização de um referendo aceitando a iniciativa dos prisioneiros".

O referendo seria a primeira chance de os palestinos votarem diretamente sobre se concordam ou não com a criação de um Estado palestino convivendo pacificamente com o Estado israelense. O Hamas defende a destruição de Israel, mas vem respeitando uma trégua firmada há mais de um ano com os israelenses.
Apesar da única proposta feita no leilão das operações da Varig ontem, more about o diretor da consultoria Alvarez&Marsal, Marcelo Gomes, continua otimista com a continuidade das operações da companhia e afirmou que os vôos estão normais hoje.

"Continua voando normalmente, não há problemas", garantiu Gomes, após reunião com o juiz que administra a recuperação judicial da companhia, Luiz Alberto Ayoub. Ele informou que o contrato com a BR Distribuidora, que garante o abastecimento das aeronaves da empresa, vence na próxima terça-feira, "quando serão feitas novas negociações", afirmou.

Gomes disse que o juiz Ayoub deve anunciar a decisão sobre a proposta feita pelos trabalhadores da companhia aérea, reunidos no grupo Trabalhadores do Grupo Varig (TGV), somente após às 18h de hoje e que até lá muitas especulações devem surgir.

"Desde o começo existem muitas especulações, o juiz vai decidir às 18h e veremos o que vai acontecer", explicou.

A assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça do Rio, porém, informou que uma decisão sobre o assunto deve sair às 14h.

As ações da companhia abriram o dia em queda, refletindo a decepção com a falta de disputa pela empresa, que teve seis grupos interessados em seus dados, mas que recebeu apenas a proposta de R$ 1 bilhão do TGV, que é 48% menor que o preço mínimo estipulado para o leilão.

Às 11h42, as ações da Varig despencavam 15,8%, para R$ 1,27, depois de já terem despencado 58% na véspera.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado