Menu
Economia

‘Todas as alternativas estão sobre a mesa’, diz Bolsonaro sobre nova CPMF

Bolsonaro disse a jornalistas que conversará com Guedes antes de definir a data para envio do projeto sobre “simplificação de impostos

Redação Jornal de Brasília

16/12/2019 18h01

O presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmou nesta segunda-feira, 16, que “todas as alternativas estão na mesa”, quando questionado sobre possível volta de um imposto sobre transações financeiras, nos moldes da extinta Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). O governo só aceitaria criar um imposto se outro tributo for extinto, disse o presidente. “Nós não queremos criar nenhum novo tributo. A não ser que seja para extinguir outros e, assim mesmo, colocado junto à sociedade, para ver qual a reação da sociedade, a gente vai levar adiante essa proposta ou não.”

Bolsonaro afirmou que “nada vai ser feito” se o governo tentar tirar do papel uma reforma tributária “ampla, geral e irrestrita”, que mexa em impostos federais, dos Estados e dos municípios.

O presidente declarou que tem usado o termo “simplificação de impostos”, em vez de reforma tributária em conversas com o ministro da Economia, Paulo Guedes.

“Se nós quisermos fazer uma reforma tributária ampla, geral e irrestrita, envolvendo os Poderes, né, Executivo Federal, (tributos) estaduais e municipais, não vai ser feito nada. Tenho falado com Paulo Guedes (a) palavra simplificação de imposto. E focar nos impostos federais”, disse Bolsonaro.

As afirmações de Bolsonaro foram feitas após reunião do presidente com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas

Bolsonaro disse a jornalistas que conversará com Guedes antes de definir a data para envio do projeto sobre “simplificação de impostos”. “Ele (Guedes) é o dono da máquina nesse sentido”, apontou.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado