Em alguns casos, o trabalhador que solicitou o auxílio emergencial de R$ 600 se depara com a mensagem “dados inconclusivos” após análise do pedido. Isso quer dizer que é preciso complementar algumas informações ou corrigir dados.
Agora, há a possibilidade de refazer o cadastro. O app ou site dirão quais informações estão faltando, e o trabalhador poderá reenviar os dados.
Nesta semana, a Dataprev e o Ministério da Cidadania disponibilizaram uma nova ferramenta que permite a consulta da situação dos pedidos. Pelos sites www.cidadania.gov.br/consultaauxilio e https://consultaauxilio.dataprev.gov.br, os cidadãos poderão acompanhar todo o detalhamento dos pedidos. Os links se somam ao app e site da Caixa.
A Caixa divulgou uma lista com os erros mais frequentes. Veja abaixo:
- marcação como chefe de família sem indicação de nenhum membro
- falta de inserção da informação de sexo
- inserção incorreta de dados de membro da família, tais como CPF e data de nascimento
- mais de uma pessoa realizar cadastro e houver divergência nos dados entre eles
- cadastro por mais de duas pessoas do mesmo grupo familiar
- inclusão de alguma pessoa da família com indicativo de óbito
- se regularizou ou atualizou os dados do CPF recentemente, deve aguardar pelo menos três dias para tentar novamente
A Caixa listou ainda os principais motivos para a negativa do Auxílio:
- Ser menor de 18 anos;
- Ser empregado com carteira assinada;
- Estar recebendo Seguro Desemprego;
- Aposentado ou pensionista do INSS;
- Receber demais benefícios, com exceção do Bolsa Família: Benefício de Prestação Continuada (BPC); Auxílio Doença; Garantia Safra; Seguro Defeso;
- Ser de família com renda mensal por pessoa mais de meio salário mínimo (R$ 522,50);
- Renda familiar mensal total maior que três salários mínimos (R$ 3.135);
- Ter tido rendimentos tributáveis, em 2018, acima de R$ 28.559,70, ou seja, que tenha declarado Imposto de Renda em 2019;
- Cadastro como “mãe solteira” de mulher casada;
- Cadastro de mais de duas pessoas da mesma família;
- Limite maior que duas pessoas que recebem Bolsa Família;
- CPF irregular (deve regularizar junto à Receita Federal);
- CPF de pessoa falecida;
- Cadastro em aplicativo ou site fraudulento, que não seja o Auxílio Emergencial Caixa.