Menu
Economia

Serra: governo vai defender incentivos a montadoras na OMC até fim de 2017

Agência Estado

01/01/1970 4h00

Atualizada

O ministro das Relações Exteriores, José Serra, disse nesta sexta-feira, 2, que o governo, mediante recursos, pretende levar até o fim do ano que vem a “batalha” contra Japão e União Europeia na Organização Mundial do Comércio (OMC) em defesa da política de incentivos concedidos a montadoras.

O programa, conhecido como Inovar-Auto, dá benefícios a fabricantes de veículos já instalados ou que decidiram realizar investimentos na produção de automóveis no Brasil, sendo uma barreira a importações de carros contestada por Japão e União Europeia. Recentemente, os juízes da organização condenaram a política industrial, junto com incentivos dados a setores de informática e tecnologia, mas o governo brasileiro promete recorrer.

Os incentivos à indústria automobilística vencem, porém, em dezembro de 2017. Daí, o interesse brasileiro em prolongar a disputa.

“Não sou a favor de revogar tudo isso (…) Nós vamos dar batalha”, disse Serra, durante discurso em congresso realizado na zona sul da capital paulista pela Abiquim, entidade que representa a indústria química.

Ao lembrar que montadoras japonesas e europeias instaladas no Brasil são beneficiadas pelo programa, o chanceler considerou “curioso” que seus governos contestem regime automotivo brasileiro. Mais tarde, disse a jornalistas que, antes de ingressar com o recurso, a condenação, de aproximadamente 400 páginas, ainda está sendo apreciada pelo Itamaraty.

Fonte: Estadao Conteudo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado