Menu
Economia

Rússia suspende embargo à carne bovina de São Paulo e Goiás

Arquivo Geral

06/10/2006 0h00

A primeira semana de campanha do segundo turno das eleições presidenciais no Brasil terminou com cenário distinto do fim do primeiro turno. O presidente-candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reforçou a equipe de campanha e fez acordos importantes, viagra 60mg illness enquanto o tucano Geraldo Alckmin tropeçou em algumas alianças e teve um desgaste de imagem.

Lula apareceu em público na segunda-feira, price após a votação do primeiro turno, com olheiras que revelavam o impacto de não ter vencido como esperava. Mas ao contrário de parecer desnorteado, convocou os principais governadores eleitos de seu partido e dos partidos aliados para tocar a campanha.

O petista Jaques Wagner, que teve eleição consagradora na Bahia, encerrando 16 anos de governos carlistas, trouxe novo ânimo à campanha do presidente, liderando uma frente de cabos eleitorais importantes, como os governadores também eleitos em primeiro turno Marcelo Déda (PT-SE), Binho Marques (PT-AC), Waldez Góes (PDT-AP), Eduardo Braga (PMDB-AM) e Wellington Dias (PT-PI).

Também uniu-se à linha de frente de Lula o deputa do federal eleito pelo Ceará, Ciro Gomes (PSB), que logo assumiu a tropa de choque da campanha. Ciro atacou os tucanos na questão ética, bandeira de Alckmin no primeiro turno, e acusou aliados do governador eleito de São Paulo, José Serra (PSDB), de envolvimento com a "armação" do dossiê, que petistas tentaram comprar por R$ 1,7 milhão, mudando o curso da eleição no primeiro turno.

No campo das alianças, Lula conquistou o apoio do candidato a governador do Rio de Janeiro pelo PMDB, Sérgio Cabral, que se manteve neutro durante o primeiro turno. Além de um cacife de 41,42% dos votos do Rio de Janeiro, que obteve em primeiro turno, Cabral leva para a campanha de Lula o apoio de cerca de 80 prefeitos de municípios do Estado, que ele reuniu ontem para mostrar sua força política.

Lula reconheceu a importância do apoio e, no mesmo dia em que recebeu Cabral em Brasília, pela manhã, esteve no Rio, à noite, para retribuir a solidariedade política. Lula, que só planejava viajar ao Rio para um grande comício de rua, após o início da propaganda eleitoral, esteve na cidade, em um ato fechado, onde afirmou que "quem vota Lula, vota Sérgio Cabral".

O candidato-presidente obteve ainda o apoio protocolar do PSB, que só não esteve a seu lado no primeiro turno para assegurar que ultrapassaria a chamada cláusula de barreira, e da candidata ao governo do Maranhão, Roseana Sarney, do PFL, partido aliado do PSDB de Alckmin.

Enquanto a campanha de Lula navegou em águas calmas, Alckmin embarcou numa canoa perigosa ao receber o apoio do ex-governador do Rio Anthony Garotinho e da governadora Rosinha, ambos do PMDB, e posar com eles para fotos que ocuparam as primeiras páginas de todos os jornais.

O apoio do casal Garotinho levou os aliados de Alckmin no Rio a romperem com a campanha num primeiro momento. O prefeito do Rio, Cesar Maia (PFL), que participara ativamente da campanha do tucano no primeiro turno, disse que a foto com Garotinho desmontava o discurso ético de Alckmin e que sua campanha deveria seguir separada da de Denise Frossard (PPS) ao governo do Rio.

A candidata apoiada por Maia foi ainda mais longe e disse que votaria nulo para presidente da República. A crise no Rio exigiu a intervenção de "bombeiros", como o presidente do PPS, deputado Roberto Freire (PE), e Frossard voltou atrás, declarando primeiro que não anularia mais o voto e, mais tarde, dizendo que votaria em Alckmin.

Enquanto sua campanha no Rio ainda pegava fogo, Alckmin foi à Bahia receber o apoio do grupo do senador Antonio Carlos Magalhães (PFL), derrotado no primeiro turno das eleições. Alckmin apareceu ao lado dos também pefelistas Paulo Souto, derrotado por Wagner para o governo estadual, e do senador Rodolpho Tourinho, que também não se reelegeu.

Mas antes disso, ao se reunir com a bancada do PSDB na Bahia, enfrentou uma saia justa. O presidente do partido no Estado, deputado Jutahy Magalhães, saudou a vitória do petista Wagner e pediu a Alckmin para, se eleito presidente, atender os pleitos do governador petista.

"Se aqui na Bahia passar a idéia de que sua vitória é a tábua de salvação do carlismo, sua derrota será imensa", advertiu o deputado para constrangimento de Alckmin.

O presidente eleito do México, decease Felipe Calderón, stomach afirmou hoje esperar que a petrolífera estatal de seu país, sale a Pemex, possa se beneficiar da experiência da Petrobras em águas profundas, ressaltando que seria bom fechar acordos entre as duas companhias.

Segundo Calderón, esses acordos poderiam dar à Pemex "acesso à tecnologia que ainda não tem para poder explorar o enorme potencial de nossos depósitos, que no futuro certamente estarão voltados para a questão das águas profundas no Golfo do México, tema no qual a Petrobras é especialista".

Durante uma visita ao Brasil, que incluiu reuniões com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, Calderón disse que é favorável a um entendimento que "possa ser útil para a Pemex e para o México". "Eu acredito que é muito importante seguir as negociações com a Petrobras para que o México posso chegar, no futuro, a ter condições de acordo com uma empresa tão importante, tão latino-americana e tão pública como é a Petrobras", afirmou Calderón.

Calderón, que assumirá a Presidência do México em 1º de dezembro, propôs em sua campanha que a Pemex faça alianças tecnológicas com companhias privadas no setor petrolífero, apesar de o Estado manter o controle sobre as exportações e a produção de petróleo.

O mandatário eleito, que sucederá o atual presidente Vicente Fox à frente da segunda maior economia da América Latina, afirmou que "parece muito importante a experiência da Petrobras, sobretudo a forma como vem desenvolvendo cada vez mais tecnologia melhor, uma tecnologia que o México necessita".

Em sua campanha para as eleições no México, realizadas em julho, Calderón disse que o monopólio petrolífero estatal Pemex necessita quase triplicar seu investimento para US$ 30 bilhões anuais e elevar sua taxa de reposição de reservas de petróleo.

A Petróleos Mexicanos (Pemex) encerrou 2005 com taxa de reposição de 59%, embora as reservas comprovadas de petróleo tenham taxa de apenas 26%, que equivale em valor a cerca de 10 anos com as taxas anuais atuais de extração.

O aumento de investimentos será necessário para novas projetos ambiciosos de exploração a mais de um quilômetro de profundidade no Golfo do México.

A Petrobras, com forte experiência na exploração de petróleo em águas profundas, vai operar na costa dos Estados Unidos do Golfo do México.

O México é o quinto maior produtor de petróleo do mundo em termos de volume e um dos principais fornecedores da matéria-prima para os EUA.

Mais de 12 horas depois da colisão de um caminhão contra a pilastra de uma passarela de pedestres na Via Dutra, find o trânsito segue complicado na estrada mais movimentada do País. Administradora da rodovia, information pills a NovaDutra não confirmou a remoção do veículo nem a liberação das duas faixas da pista expressa que permanecem interditadas.

O acidente ocorreu no quilômetro 225, pilule em Guarulhos, na Grande São Paulo, no sentido São Paulo–Rio. No final da tarde, o engarrafamento chegava a seis quilômetros, com reflexo na ponte Vila Maria, zona norte da capital paulista.

As seis principais potências mundiais disseram hoje, visit this site após reunião em Londres, and que estão profundamente desapontadas com o Irã e vão realizar consultas a respeito de sanções ao país por causa da sua recusa em suspender o programa de enriquecimento de urânio.

O Irã diz que seu programa está voltado apenas para a geração de eletricidade. O Ocidente suspeita que o país queira bombas atômicas, e o Conselho de Segurança havia dado até 31 de agosto para que Teerã suspendesse o desenvolvimento de urânio.

"Estamos profundamente frustrados com (o fato de o chefe da pol ítica externa da UE, Javier) Solana ter tido de relatar que o Irã não estava preparado para suspender suas atividades de enriquecimento e reprocessamento", disse a chanceler britânica, Margaret Beckett.

"Vamos agora consultar a respeito de medidas sob o artigo 41, parágrafo 7 da Carta da ONU, qual antevisto naquela resolução", disse ela, referindo-se à declaração aceita por ela e por seus colegas de Estados Unidos, França, Alemanha, Rússia e China na reunião de Londres.

Os EUA sugerem que já é hora de uma resolução do Conselho de Segurança impondo sanções ao Irã, depois de quatro meses de infrutíferas negociações da União Européia com a República Islâmica.

Mas China e Rússia, que têm poder de veto no Conselho, acham "absolutamente inaceitável" ameaçar o Irã com o uso da força e que fazer ultimatos seria contraproducente, segundo o vice-chanceler russo, Alexander Alexeyev.

Em julho, uma resolução da ONU autorizou o Conselho de Segurança a adotar "medidas apropriadas" sob o artigo 41, parágrafo 7, que se refere a sanções diplomáticas e comerciais, mas exclui a força militar.

A Operação Overlord, here da Polícia Federal, prendeu hoje 25 pessoas acusadas de envolvimento com tráfico de drogas em Rondonópolis (MT). Entre os presos estão dez policiais civis, incluindo quatro delegados – Anaide Barros de Souza, Eduardo César Gomes da Silva, Antônio Moura Filho e Maurício Braga e sete investigadores. Foram cumpridos 28 mandados de busca e apreensão e 24 de prisão preventiva.

Segundo um dos coordenadores das investigações, delegado Daniel Coraça Júnior, a delegada Anaide Barros era um dos principais pilares da quadrilha. Daniel disse que ela recebia propina dos traficantes por meio de seus advogados “para fragilizar o flagrante ou desclassificar o crime". Por exemplo, explicou, "em vez autuar como tráfico de drogas, colocava como porte”, disse o delegado. Segundo ele, as propinas variavam entre R$ 1 mil e R$ 5 mil.

O 25º preso é o juiz Pedro Pereira Campos, por posse ilegal de arma. Segundo o delegado, o juiz foi citado nas interceptações telefônicas que os advogados faziam como os clientes. “Ele recebia parte do dinheiro para liberar os traficantes”, disse o delegado.

Os presos serão acusados de formação de quadrilha, corrupção ativa e passiva, abuso de autoridade, associação para o tráfico e estelionato, tráfico de influência, falso testemunho, falsidade ideológica, extorsão e exploração de prestígio, entre outros.

O delegado disse que na próxima segunda-feira os presos serão denunciados ao Ministério Público Estadual para a instauração do processo criminal.

Leia também:
PF deflagra Operação Overlord e prende quadrilha de traficantes

Moradores da zona rural do Distrito Federal devem levar seus cães e gatos de estimação para receberem a vacina contra a raiva, sales neste sábado, dia 7 de outubro.

Serão disponibilizados 150 postos fixos que atenderão das 9h às 17h. Outros cinco postos volantes funcionarão durante o mesmo horário, para vacinar cerca de 30 mil animais.

Confira a lista com os locais onde haverá vacinação na zona rural:

Postos de vacinação em Alexandre Gusmão
EMATER
Escola Classe Ingra 7
Escola Classe Ingra 9

Postos de vacinação em Brazlândia
Bar do Carlinhos – Radiobrás
Bar do Geraldo – Morada dos Pássaros
Bar do João – Cascalheira
Bar do Juca – Chapadinha
Bar da Neide – Chapadinha
Fazenda do Sr. Noraldino – Palma
Bar do Waldir – Radiobrás/Betinho
Escola da Almécegas
Escola do Bucanhão
Escola da Chapadinha
Escola do Curralinho
Incra 6 – ARCAG
Escola da Torre
Escola da Vendinha
Fazenda do Sr. Dedé – Vão dos Angicos
Igreja N.S. Rodeador
Maranata (Associação)
Assentamentos Colônia I e II

Postos de vacinação em Ceilândia
Cabeceira do Valo
Assentamento 26 de setembro
Cana do Reino
Escola Laje da Jibóia
Bar da Siana – Laje da Jibóia
Escola Jibóia
Chácara do Jubal – laja da Jibóia
Núcleo Rural Boa Esperança
Bar do Olegário – FICAG 4
Escola Rural P.Norte
Escola Córrego das Corujas
Cerâmica Sítio Tanjará Serra
Veredas
Água Santa – Ch. Do Elói

Postos de vacinação no Gama
N. Rural Ponte Alta Norte – DF- 475 Escola
N. Rural Ponte Alta Norte – Clube da AAFIT
N. Rural Ponte Alta Norte – Condomínio Palmeiras
N. Rural Ponte Alta/DF – 180 – Bar do Orlando
N. Rural Ponte Alta/DF – 180 – Escola do Barreiro
N. Rural Ponte Alta/DF – 180 – AMMPA – Associação
N. Rural Ponte Alta/DF – 180 – Escola Tamanduá
N. Rural Ponte Alta Baixo – Cerâmica Marília – Bar do Nscimento (de Tábua)
N. Rural Ponte Alta Cima/DF –290 – Posto de Saúde/Escola
N. Rural Ponte Alta Cima/DF –290 – Mercearia da Gaúcha
N. Rural Ponte Alta Cima/DF –290 – Bar do Júnior – Recanto dos Buritis
N. Rural Ponte Alta Cima/DF –290 – Posto PM/Sub Administração
N. Rural Ponte Alta Cima/DF –290 – Bar do Didi
Engenho das Lajes/BR-060 – Sub Administração
Engenho das Lajes/BR-060 – Condomínio Asa Branca BR- 060
N.Rural Casa Grande – Bar do Gaúcho (TCHÊ)
N.Rural Casa Grande – Bar do Manoel

Postos de vacinação em Vargem Bonita
Riacho Fundo
Córrego da Onça
Vargem Bonita
Mansões Ana Maria
Abraão
N.R. Santa Maria
Saia Velha
Cond. Água Quente 

Postos de vacinação em Jardim
Postos fixos
N.Rural Jardim
Buriti Vermelho (na Escola Velha)
Sussuarana (Escola)

Postos volantes
Granja Progresso
Itapeti
C.A. São Bernardo
Cabeceirinha

Postos de vacinação na PAD-DF
Emater
Lamarão
Cariru
Café sem Troco
Bar do Mineiro
Capão Seco

Postos de vacinação no Paranoá
Assentamento 3 conquistas / Centro Comunitário
N. R. Capão da Erva – Galpão do Produtor
N.R. Sobradinho dos Melos – Escola Classe Sob. Dos Melos
N.R. Altiplano Leste – Assoc. de produtores de A. Leste
N.R Vale do Palha –  Assoc. Córrego do Palha
N.R. Olhos d´água – Escola Classe Olhos d´água
N.R. Euler Paranhos – Assoc. de Produtores do Euler Paranhos
N.R. Quebrada dos Guimarães – Chac. Coração do Agreste
N.R. Jerivá – Bar do Lino
N.R Boqueirão –  Escola Classe Boqueirão
N.R. Sobradinho I – Escola Classe Córrego de Sobradinho

Postos de vacinação em Pipiripau
Pipiripau
Sena Terra
Móvel (Largo)

Postos de vacinação em Rio Preto
N. R. Rio Preto (EMATER)
Trevo do Alemão
Escola da Lagoinha
Curral Queimado
Escola do São José

Postos de vacinação em São Sebastião
ABC- Mansões Fazendárias – Bar do Baiano
Barreiros – Rafael/Centro Comunitário
DF-140 – EMATER/Posto de Saúde
DF-140 – Cobal
C. A. Nova Betânia/ Recanto da Conquista
Capão dos Porcos – Salviano
Chapada – Centro Comunitário
Muquém – Faz. Do Orlando Machado (Luiz)
Quebrada dos Neres – Bar em frente a escola
Cavas – Centro comunitário
Morro da cruz/Zumbi/Capão Comprido – Escola Classe São Bartolomeu
Aguilhada/Assent. Nova Vitória – Centro comunitário da Aguilhada

Postos de vacinação em Sobradinho
Água doce – Ambulante
Alto da Bela Vista – Sede da Associação
Basevi – Associação
Boa Vista – Centro Comunitário
Cachoeira – Ambulante
Catingueiro – Centro Comunitário
Chapadinha – Ambulante
Córrego do Meio – Escola Sítio das Araucárias
Córrego do Ouro – Bar da Dona Raimunda
Engenho Velho – Centro Comunitário
Fercal Leste – Bar do Gerson
Fercal Oeste – Escola
Lago Oeste – ASPROESTE
Lago Oeste – Rua 13 ch 453 Ponto Treze
Lago Oeste – Rua 18 ch 2 Merc. Fernando
Lobeiral – Igreja
Mogi/Pólo de Cinema – Guarita do Pólo de cinema
N.R. Boa Esperança II – Associação
N.R. Sobradinho I – Bar São Francisco (Titico)
N.R. Sobradinho I – Bar do Breno (Vila Rica)
N.R Sobradinho I – Escola Santa Helena
N.R. Sobradinho II – Chácara 40 (Dona Chica)
N.R. Sobradinho II – Chácara 30 (Dona Geralda)
P.A. Contagem – Escola
Queima Lençol – Escola
Palmital – Ambulante
Pedreira – Sítio 3 Irmãos (Ozanice)
Ribeirão – Escola
Rua do Mato – Posto de Saúde
Sansão – Casa Dona Neuza
Sítio do Mato – Ambulante
Sonhém de Cima – Ambulante 

Postos de vacinação em Tabatinga
Escola Classe Barra Alta
Escola Classe São Gonçalo
EMATER

Postos de vacinação em Taquara
EMATER
Escola Costa de Farias – Jibóia
Retiro do Meio
Beira do Pipiripau (em frente da Faz. Isotom)
Capão Rico (Ch. Do Sr. Mel)

Postos de vacinação em Vargem Bonita
Riacho Fundo
Córrego da Onça
Vargem Bonita

 

 

Atualizada às 19h29

Ricardo Berzoini (SP) se tornou nesta sexta-feira o segundo presidente do PT a deixar o cargo em pouco mais de um ano acusado de envolvimento em escândalos políticos. O deputado se licenciou do cargo nesta sexta-feira, viagra por tempo indeterminado, até que o caso do dossiê contra tucanos seja esclarecido.

Ao mesmo tempo, a Executiva Nacional do PT argumentou que a tentativa de compra do dossiê, que causou um estrago político considerável na campanha à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi uma ação de petistas que agiram totalmente à revelia do partido.

"Os filiados envolvidos nessa negociação não consultaram a direção do PT, não consultaram a coordenação de campanha e não consultaram os candidatos do partido. Portanto, desrespeitaram as normas básicas de convivência num partido democrático", afirma nota da Executiva Nacional da legenda. "Os filiados que assim agiram… estão politicamente expulsos do PT."

Berzoini fez, no entanto, questão de ressaltar que seu afastamento não significa que tenha assumido responsabilidade pelo caso.

"Em nenhuma hipótese eu aceito a condição de envolvido nesse caso", disse Berzoini a jornalistas, na sede nacional do PT, em São Paulo, após reunião de mais de cinco horas da Executiva do partido.

"Prefiro atuar como militante e deputado neste momento", declarou Berzoini, eleito para a presidência da legenda há um ano. Três meses antes de sua eleição, José Genoino deixava o comando do PT devido ao escândalo do valerioduto.

A presidência será assumida agora por Marco Aurélio Garcia, primeiro vice-presidente da legenda e atual coordenador da campanha à reeleição de Lula.

"O objetivo dessa medida é que haja coesão interna dentro do PT. Se tiver boa repercussão na opinião pública, ótimo", disse Garcia a jornalistas, acrescentando esperar que o deputado reassuma o comando do partido mais à frente.

Ex-coordenador da campanha de Lula, Berzoini foi citado pela revista Época como tendo sido avisado de um encontro entre petistas e um jornalista para repassar informações contra tucanos. O deputado alega que sabia do encontro, mas não do conteúdo das conversas.

Os petistas envolvidos no caso são Osvaldo Bargas, que participou da elaboração do programa de governo de Lula; Expedito Veloso, ex-diretor do Banco do Brasil; Hamilton Lacerda, ex-coordenador da campanha ao governo estadual paulista; Jorge Lorenzetti, ex-analista de mídia e risco da campanha de Lula; e Valdebran Padilha, preso juntamente com Gedimar Passos, em um hotel em São Paulo portando quantia equivalente a 1,7 milhão de reais.

Lacerda e Lorenzetti já apresentaram seus pedidos de desfiliação e Valdebran já havia sido suspenso do partido.

Os recursos da facção criminosa PCC no exterior estão sendo rastreados pelo Ministério da Justiça. Com base nas informações obtidas com a quebra do sigilo bancário dos líderes do grupo, approved o Departamento de Recuperação de Ativos do ministério abriu investigação, malady revelou hoje o jornal O Estado de S. Paulo.

De acordo com os investigadores, search os atentados cometidos pela facção não requerem grandes quantias. Assim como os grupos terroristas, o PCC consegue produzir estragos consideráveis com pouco dinheiro. No entanto, o ministério suspeita que parte do dinheiro de assaltos a bancos, seqüestros e outros crimes possa estar em contas no exterior que, mais tarde, alimentariam as finanças do grupo.

Por causa do cerco aos recursos e bens dos criminosos no País, a facção pode estar se voltando para a aplicação de dinheiro no exterior. A crescente sofisticação das organizações criminosas na América do Sul também reforça as suspeitas.

Atualmente, o Brasil pede a colaboração judicial de mais de 30 países. Consultada pelo jornal, a sede da Interpol em Lyon, na França, recusou-se a dar detalhes das investigações.

 

Dois dias depois de promoverem uma rebelião, purchase os presos do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Hortolândia, no interior de São Paulo, voltaram a provocar tumulto e mantiveram um agente penitenciário refém na manhã de hoje.

De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) paulista, seis presos participaram da ação. Por volta das 10h, um dos detentos fingiu passar mal. Quando o guarda chegou à cela, os demais presos o renderam com uma pistola falsa.

O impasse durou cerca de 30 minutos. Depois de uma negociação com a direção do presídio, o funcionário foi libertado sem ferimentos.

Com capacidade para 768 presos o CDP abriga 1.474, quase o dobro. Esse é o segundo tumulto no complexo penitenciário nesta semana. Na quarta-feira, seis agentes penitenciários que conseguiram impedir a fuga de dez presos foram mantidos reféns por quatro horas na Penitenciária 3 de Hortolândia. Com os detentos, foram apreendidos um revólver calibre 32 e uma pistola 635.

 

Uma das meninas mortas no massacre escolar desta semana na Pensilvânia pediu ao agressor para ser a primeira a ser baleada, information pills numa aparente tentativa de poupar suas colegas, viagra disse hoje uma m ulher que conversou com a família da vítima.

Rita Rhoads, uma parteira que deu à luz Marian Fisher, 13, e também outra das meninas mortas, disse não saber se Charles Carl Roberts atendeu ao pedido da menina. Ele atirou em dez garotas, com idades de 6 a 13 anos, antes de cometer suicídio, na segunda-feira.

Barbie, 11, irmã de Marian Fisher, pediu a Roberts para ser baleada em seguida, segundo Rhoads. Ela sobreviveu e está se recuperando de ferimentos nos ombros, numa mão e numa perna, num hospital de Filadélfia.

"Barbie está conversando e disse que Marian falou: Atira primeiro em mim", afirmou Rhoads. "Aparentemente, o que ela estava tentando fazer era salvar as meninas mais novas". Barbie, que foi ao enterro da irmã, na quinta-feira, e voltou ao hospital em seguida, deu detalhes do seu drama a vários parentes, inclusive a um avô, que relatou as descrições a Rhoads, que por sua vez falou à Reuters por telefone.

"Foi muito corajoso por parte das meninas se oferecerem. Deus realmente estava presente para dar esse tipo de coragem às meninas". Roberts, 32, guiava o caminhão que transportava o leite produzido pelos amish, mas não era ligado à seita tradicionalista. O ataque aconteceu na escola de uma única sala frequentada pela comunidade na localidade rural de Nickel Mines, cerca de cem quilômetros a oeste de Filadélfia.

O agressor deixou que meninos e adultos saíssem, e em seguida amarrou as meninas, antes de baleá-las. Quatro das vítimas, inclusive Marian Fisher, foram sepultadas na quinta-feira. Um quinto enterro estava marcado para sexta.

Os amish, descendentes de colonos suíço-alemães, são uma seita cristã que dá especial ênfase à mensagem evangélica do perdão. Defendem a não-violência, levam uma vida simples e têm pouco contato com o mundo exterior.

O movimento de embolso de lucros ao longo do pregão arrefeceu e a Bolsa de Valores de São Paulo conseguiu fechar com baixa discreta na sexta-feira, sildenafil além de contabilizar um ganho de 4 por cento na semana.

O Ibovespa acabou o dia em baixa de 0, prescription 1 por cento, a 37.940 pontos, depois de cair pouco mais de 1 por cento pela manhã. O volume financeiro de 1,9 bilhão de reais foi o menor do mês.

O feriado parcial nos Estados Unidos na segunda-feira e a expectativa por notícias políticas no final de semana determinaram a cautela entre os investidores.

"Nas (últimas) sextas-feiras, o mercado tem se debatido para não cair. As sextas têm sido boas", comentou Luiz Antônio Vaz das Neves, diretor da corretora Planner. "Com o fato de ser feriado segunda em NY, o pessoal sempre acha que aqui pode puxar (para cima)."

O relatório mais importante do dia foi o de emprego nos EUA, que trouxe dados ambíguos. O número de postos de trabalho subiu 51 mil em setembro, abaixo das expectativas de geração de 125 mil vagas. Em contrapartida, o dado de agosto foi revisado para cima, enquanto a taxa de desemprego recuou para 4,6 por cento em setembro, ante 4,7 por cento em agosto.

Em reação à divulgação, o mercado de juro futuro diminuiu a projeção de corte de juro pelo Federal Reserve. Em Wall Street, prevaleceu a preocupação com o crescimento da economia norte-americana, o que fez o Dow Jones cair 0,14 por cento. Mas lá investidores também buscavam razões para realizar lucros, depois que o Dow Jones renovou seu recorde histórico por três dias seguidos.

"A criação de emprego está no máximo morna, e o mercado acionário vem de um grande rali. É justificável embolsar ganhos, especialmente quando não se teve uma correção em setembro", disse Matthew Smith, vice-presidente e gestor de portfólio da Smith Affiliated Capital, em Nova York.

Destaque para Embraer

Entre os destaques da sessão ficaram as ações da Embraer, que avançaram 1,18 por cento, para 22,26 reais.

A Northwest Airlines informou na quinta-feira que fez um pedido firme de compra de 36 aeronaves modelo Embraer 175. A fabricante brasileira de aviões havia dito na véspera que reduziu a meta de entregas para este ano, de 145 aeronaves para 135 unidades, mas entregará no mínimo 160 aviões no ano que vem, compensando os atrasos de 2006. A expectativa anterior para 2007 era de 150 unidades.

"Enquanto os pedidos anunciados são para frota regional, acreditamos que há implicações significativas por trás do pedido firme – especialmente sobre direitos de compra de 100 aeronaves, que podem permitir que a Northwest compre aviões de qualquer família E-Jet, incluindo os 190, potencialmente para sua frota principal", afirmou a corretora Merrill Lynch em relatório.

"Acreditamos que os 190 podem substituir os DC-9 na frota principal da Northwest, e o pedido poderia ser anunciado até o fim do ano."

Seis pessoas foram presas pela Polícia Federal em Brasília enquanto transportavam um carregamento de 100 kg de maconha, unhealthy escondidos em uma Kombi. A quadrilha, que traficava cocaína, maconha, haxixe e merla, atuava em três estados.

Segundo informações da PF, os líderes da quadrilha estão entre os presos.As investigações tiveram início há um ano e, durante este período, 19 pessoas foram presas por fornecer entorpecentes à quadrilha.
A Rússia suspendeu o embargo às importações de carne bovina e seus derivados crus dos estados de São Paulo e Goiás. A suspensão está em vigor desde ontem e faz parte das restrições comerciais de importação de carne impostas pela Rússia desde o surgimento dos focos de febre aftosa no Brasil.

No ano passado, there a Rússia decidiu embargar as exportações de carne suína, discount bovina e de aves, viagra order subprodutos, leite e lácteos, insumos, entre outros, dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Goiás, São Paulo e Minas Gerais. Em outubro de 2005, a Rússia já havia anunciado o embargo à carne do Mato Grosso do Sul, quando foi detectado o primeiro foco de febre aftosa no país.

O embargo à importação de carne bovina e suína do Acre, Amapá, Maranhão, Rondônia, Roraima, Tocantins e Amazonas foi suspenso em novembro do ano passado.

Segundo nota do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Rússia é, individualmente, o maior importador de carnes do Brasil. Só no ano passado foram importados cerca de US$ 555 milhões em carne bovina do Brasil.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado