Menu
Economia

Parceria Caixa e Sebrae traz vantagens para a micro e pequenas empresas

A Caixa e o Sebrae assinaram acordo que busca facilitar esse acesso a financiamento de capital de giro com a criação de uma linha especial de R$ 12 bilhões

Aline Rocha

20/04/2020 16h03

Com os problemas causados pela pandemia do novo coronavírus, os empreendedores brasileiros tem encontrado algumas barreiras para conseguir comprovar as garantias solicitadas pelas instituições financeiras para concessão do empréstimo. 

Para ajudar os micro e pequeno empresários do Brasil, a Caixa Econômica Federal e o Sebrae assinaram um acordo que busca facilitar esse acesso a financiamento de capital de giro, criando uma linha especial de R$ 12 bilhões disponibilizada pelo banco e garantida pelo Sebrae. 

O acordo tem como objetivo promover ações de suporte e acompanhamento assistido às MPE, com a possibilidade de utilização da garantia do de Aval às Micro e Pequenas Empresas – FAMPE, operacionalizado pelo SEBRAE para concessão de capital de giro.

Esta parceria reforça o papel da CAIXA como banco de fomento e execução das políticas públicas de indução ao crescimento econômico e desenvolvimento do País, com especial apoio ao empreendedorismo, assim como o papel do SEBRAE, que é ser o agente de capacitação e de promoção do desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas.

O FAMPE

O fundo concede aval financeiro complementar aos pequenos negócios. Quando um empreendimento não tem todas as garantias necessárias para conseguir um financiamento, é o FAMPE que as complementa.

O FAMPE pode garantir, de forma complementar, até 80% de uma operação de crédito contratada, dependendo do porte empresarial do solicitante e da modalidade de financiamento.

Saiba como solicitar o crédito

A nova linha é especial, já que conta com taxas e prazos diferenciados, tudo para você manter o seu negócio em pleno funcionamento. Ela está disponível para empreendimentos dos setores de indústria (inclusive agroindustriais), comércio e serviços, dos seguintes portes:

Vale ressaltar que os empreendimentos devem ter pelo menos 12 meses de faturamento e não haver nenhuma restrição nem de CPF nem de CNPJ.

Condições da Operação:

Acesso ao crédito

Antes de tudo, é necessário realizar tutorial do SEBRAE com orientações e informações sobre a decisão da tomada de empréstimos. Assim você estará preparado para saber se essa é realmente a melhor solução para o seu negócio, e ficará apto para acesso ao crédito. 

Os donos de micro e pequenas empresas serão acompanhados ao longo de todas as fases da operação, através da oferta de capacitações e soluções adequadas às necessidades de cada empreendedor e ao estágio em que ele se encontra no processo do crédito. Isso vai possibilitar a redução do risco e, consequentemente, dos custos financeiros das operações.

Fase 1 – Pré-Empréstimo: o empresário assiste a um vídeo tutorial e também tem acesso a conteúdos de apoio para calcular a real necessidade de capital de giro e avaliar sua capacidade de pagamento das futuras prestações. Além disso, pode fazer cursos online específicos para aprender a organizar melhor a vida financeira da empresa. O Fale com o Sebrae, que está disponível para tirar dúvidas e obter orientação técnica online.

Fase 2 – Empresa fampeada: após obter o empréstimo, o empreendedor recebe um comunicado do Sebrae com informações e dicas importantes para manter a saúde da empresa. A aplicação de autodiagnóstico de gestão empresarial identifica outras áreas da empresa que também precisam de melhorias, como vendas, marketing, gestão de pessoas, entre outras. Dessa forma, é criada uma trilha customizada com indicação de soluções gratuitas para cada um dos clientes, assim que obtiverem o crédito.

Fase 3 – Sinais de inadimplência: também temos solução para quem começar a ter dificuldade de honrar as parcelas. Trata-se de uma consultoria online de recuperação empresarial e renegociação de dívida.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado