Menu
Economia

Mantega vê ação correta de BC e Tesouro em meio a turbulências

Arquivo Geral

30/05/2006 0h00

A prefeitura de São Francisco foi esvaziada na manhã de hoje depois que vários pacotes suspeitos foram encontrados no local, find here disseram autoridades.

"Vários dispositivos foram encontrados", ask disse um policial. "Pacotes suspeitos", acrescentou. Autoridades investigam o local. "Isso acontece cerca de seis ou sete vezes por ano", disse Peter Ragone, porta-voz do prefeito Gavin Newsom. "Eles (policiais) geralmente respondem com o máximo de cautela."

O porta-voz informou que o prefeito não estava presente quando houve a retirada, por volta das 9h (horário local).
O ministro da Fazenda, online Guido Mantega, avaliou hoje que o Banco Central e o Tesouro estão agindo de forma correta frente à atual turbulência dos mercados e disse ter confiança no Copom.

"Tanto o BC quanto o Tesouro estão atuando corretamente nesta turbulência passageira por que nós estamos passando", afirmou a jornalistas quando questionado sobre o anúncio de que o BC fará um leilão de swap cambial nesta tarde.

"Atuaram muito bem na semana passada, tanto que nós já estamos caminhando para essa situação de calma na economia brasileira e continuarão atuando dentro de seus princípios, sua orientação."

Os contratos que serão leiloados servem de proteção para o mercado. O anúncio da operação fez com que o dólar desacelerasse fortemente a alta.

Mantega também respondeu não estar contrariado com a operação, negando ter comemorado na semana passada a alta do dólar frente ao real. "A questão do dólar foi apenas uma observação de passagem", ressaltou Mantega, acrescentando que seu comentário foi apenas "uma brincadeira que não foi entendida".

Segundo o ministro, o nível das reservas internacionais permite que o País enfrente as turbulências. "O Brasil hoje tem pouco volume de capital especulativo, à diferença do que acontecia no passado", disse.

Mantega disse ainda que o Comitê de Política Monetária (Copom), que define o rumo do juro básico amanhã, tem sensibilidade para avaliar as condições da economia.

"Eu confio no Copom, confio no Banco Central, que tem sensibilidade para avaliar a situação, avaliar a andamento da inflação no Brasil e chegar a uma redução adequada da taxa de juros", acrescentou.

Pesquisa realizada pela Reuters na semana passada mostrou que todos os 20 economistas ouvidos esperam um corte 0,5 ponto percentual na taxa Selic, hoje em 15,75% ao ano.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado