Menu
Economia

Mantega: países em desenvolvimento estão em melhores condições

Arquivo Geral

21/10/2008 0h00

Na opinião do ministro da Fazenda, buy more about Guido Mantega, ed os países em desenvolvimento encontram-se em melhores condições para enfrentar a crise financeira internacional que os países mais avançados. Segundo ele, unhealthy esses países apresentam crescimento mais rápido e possuem potencial maior de expansão do mercado interno. Além disso, conforme o ministro, nos últimos anos, os emergentes tiveram comportamento fiscal mais rigoroso que os avançados e, com isso, teriam fundamentos econômicos mais sólidos – do ponto de vista fiscal, monetário e de reservas cambiais.

“Só a China possui quase 2 trilhões de dólares em reservas”, destacou o ministro durante comissão geral no plenário da Câmara para discutir a crise financeira internacional. O ministro também ressaltou que as instituições financeiras dos países em desenvolvimento contam com alavancagem menor. “Isso significa que possuem menos títulos podres”, afirmou.

Vantagem comparativa
Quanto ao Brasil, Mantega sustentou que o País possui grande potencial de crescimento do mercado interno e reservas em dólares da ordem de 200 bilhões de dólares. Até o fato de exportar pouco, nesse momento, constitui uma vantagem comparativa do País, na concepção do ministro. Segundo ele, hoje apenas 13% do PIB do brasileiro depende de exportações.

Além disso, Mantega lembrou a existência de depósitos compulsórios elevados. “Isso, que é considerado anomalia, apresenta-se agora como positivo em ralação a outros países”, disse. Segundo Mantega, o usual no exterior é que os bancos depositem de 0% a 10% dos depósitos nos bancos centrais. No Brasil, para os depósitos à vista, o BC exige um compulsório de 53%. “Isso nos permite elevar o crédito interno nesse momento de crise”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado