Menu
Economia

Itaú cria frente e doa R$ 1 bilhão ao combate à covid-19

Dentre os profissionais que integram o grupo de combate, está o médico, cientista e escritor Drauzio Varella

Redação Jornal de Brasília

13/04/2020 10h23

Itaú

Foto: Sérgio Moraes/Reuters

O Itaú Unibanco confirmou a doação de R$ 1 bilhão para ações financeiras de combate ao novo coronavírus. Além do montante, o banco criou a frente Todos pela Saúde.

Os recursos serão administrados por um grupo de especialistas, sob a liderança do médico Paulo Chapchap, diretor-geral do Hospital Sírio Libanês. Dentre os que integram o grupo, está o médico, cientista e escritor Drauzio Varella. Segundo o Itaú, a equipe ficará encarregada de definir ações que serão financiadas, com respeito às “premissas técnicas e científicas”.

Quatro eixos

A atuação de Todos pela Saúde é realizada por meio de quatro eixos. O primeiro é o de informar, com a campanha de incentivo ao uso de máscaras pela população; orientações sobre higiene e valorização de iniciativas de solidariedade da sociedade civil.

O segundo é o de proteger, com a disponibilização de equipamentos de proteção individual e testagem para profissionais de saúde e aplicativos de testes na população.

O terceiro é o tratamento, com ações de apoio a gestores públicos estaduais e grandes municípios na estruturação de gabinetes de crise; capacitação e apoio aos profissionais de saúde; uso de telemedicina para monitoramento de casos e apoio aos profissionais de saúde; ampliação da capacidade e eficiência em estruturas hospitalares referenciadas; e distribuição de insumos estratégicos, mobilização de equipamentos e recursos humanos.

O quarto eixo é retomado, voltado à colaboração para o desenvolvimento de estratégias com objetivo de retorno mais seguro para atividades sociais; e os programas de monitoramento da população com risco elevado.

“Com esta iniciativa, temos a intenção de fazer algo estruturado, que tenha impacto positivo sobre toda a sociedade brasileira. O grupo de especialistas selecionados para esta missão vai identificar as principais necessidades do país e priorizar as ”, afirmou Paulo Chapchap por meio de nota.

O dinheiro se soma a outros R $ 250 milhões já doados pelo Itaú, dos quais R $ 150 milhões por meio da Fundação Itaú para Educação e Cultura e Instituto Unibanco.

“Desde o início da pandemia, mobilizamos pessoas e recursos na luta contra um covid-19 e seus efeitos sociais e econômicos. Esta nova iniciativa dá a dimensão do quanto estamos preocupados e engajados na solução da crise ”, disse o presidente do Itaú Unibanco, Candido Bracher, no comunicado.         Com informações do site Valor Econômico

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado