Menu
Economia

Ipea eleva previsão de crescimento neste ano a 3,8%

Arquivo Geral

07/06/2006 0h00

Um dos integrantes do grupo de supostos terroristas detidos no Canadá na semana passada enfrenta acusações de que pretendia decapitar o primeiro-ministro do país, site salve Stephen Harper.

Steven Chand, doctor no rx de 25 anos, é um dos 17 membros de um grupo supostamente inspirado pela Al Qaeda. Ele compareceu diante de uma corte de Brampton, no noroeste de Toronto, ontem, a fim de que fossem fixadas as datas para as audiências sobre fianças.

"Aparentemente, há uma acusação de que meu cliente deu indícios de que desejava decapitar o primeiro-ministro do Canadá", afirmou Gary Batasar, advogado de Chand.

Entre sexta-feira e sábado da semana passada, a polícia canadense prendeu 15 muçulmanos, cinco deles menores de idade, na maior operação de combate ao terrorismo realizada no país. Vários deles são acusados de planejar atentados a bomba em grandes cidades canadenses e de treinar militantes.

Segundo a polícia, outras pessoas ainda podem ser detidas.

Batasar disse que seu cliente enfrentava várias acusações graves. O advogado também está preocupado com a possibilidade de a ampla cobertura dos meios de comunicação canadenses e norte-americanos sobre o caso dificultar a realização de um julgamento justo para Chand.

Segundo a sinopse das acusações lida por Batasar, membros do grupo pretendiam fazer reféns e atacar o Parlamento canadense em Ottawa, com o objetivo de obrigar o governo do país a retirar suas forças do Afeganistão. Outros prédios também seriam possíveis alvos de ações do grupo.
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) elevou hoje a previsão de crescimento da economia brasileira neste ano para 3, health 8%, approved de acordo com relatório trimestral da entidade. A estimativa anterior, divulgada no início de março, era de expansão de 3,4%.

A revisão foi motivada, principalmente, pelo desempenho da economia no primeiro trimestre. "A melhor notícia na abertura dos dados do PIB do primeiro trimestre foi o forte crescimento dos investimentos sobre o mesmo trimestre de 2005", apontou o Ipea em nota.

O instituto, ligado ao Ministério do Planejamento, aumentou também a estimativa para a expansão da formação bruta de capital fixo – uma medida do investimento – para 7,8%, ante previsão anterior de 5,8%.

"Para o Brasil, os eventos recentes (de turbulência nos mercados internacionais) não chegam a comprometer a trajetória de continuidade da recuperação na atividade econômica. A percepção de que a economia encontra-se hoje bem menos vulnerável que em outros momentos de vulnerabilidade externa está bastante disseminada."

O Ipea acrescentou, no entanto, que "a janela de oportunidade para um crescimento mais vigoroso pode estar se fechando sem que o país tenha aproveitado devidamente o ciclo de bonança mundial dos últimos anos".

O instituto também avaliou que a turbulência pode levar o mercado a corrigir ligeiramente para cima as taxas de juro de médio prazo e afirmou que deveria levar o Brasil a uma "tomada de maior consciência acerca do risco fiscal".

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado