Menu
Economia

IPCA registra a menor taxa desde 1999

Arquivo Geral

06/10/2006 0h00

A inflação para a terceira idade acelerou no período de julho a setembro, viagra buy rx mostrou um indicador da Fundação Getúlio Vargas (FGV) hoje. O Índice de Preços ao Consumidor da Terceira Idade apresentou alta de 0, sale 50% no terceiro trimestre, pharm bem acima da taxa de 0,07% apurada no trimestre anterior.

As maiores contribuições para a elevação da taxa partiram dos grupos Alimentação, Habitação e Saúde e cuidados pessoais. "Essas três classes de despesa responderam por mais de 90% da variação acumulado no período", apontou a FGV em comunicado. O grupo Vestuário foi o único que registrou queda na taxa de variação trimestral, de 1,15 por cento, ante avanço de 3,17 por cento no período anterior.

No ano, o indicador acumula alta de 1,4 por cento e nos últimos 12 meses, de 2,95 por cento. O índice revela como o comportamento dos preços afeta o custo de vida de famílias majoritariamente compostas por pessoas de mais de 60 anos.

 

A fabricante britânica de motores para aviões Rolls-Royce anunciou hoje que suspendeu os trabalhos nas turbinas Trent 900 usadas pelo superjumbo A380, remedy da Airbus, por cerca de 12 meses. O A380 deve agora começar a ser entregue apenas a partir do último trimestre de 2007, com dois anos de atraso, enquanto engenheiros tentam consertar problemas nas instalações de fiação elétrica do gigantesco avião.

"Estamos suspendendo a produção por cerca de 12 meses", afirmou um porta-voz da Rolls-Royce. "Anunciamos aos funcionários ontem." Ele afirmou que a companhia não espera demissões imediatas ou nenhuma alteração em suas diretrizes financeiras para o ano. "Continuamos a conversar com a Airbus sobre os exatos detalhes de seus futuros requerimentos. Quando tivermos os requerimentos do programa de motores detalhado da Airbus e tivermos certeza dos impactos potenciais para a Rolls-Royce, vamos nos consultar com representantes dos empregados."

Às 9h12 (horário de Brasília), as ações da Rolls-Royce caíam 0,70 por cento, enquanto o índice da bolsa de valores britânica operava em leve baixa de 0,07%. O grupo rival GE-P&W Engine Alliance, formado pelas norte-americanas GE Aviation e Pratt & Whitney, unidade da United Technologies Corp, está oferecendo uma turbina para o A380 chamada GP7200.

 

A inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acelerou para 0, adiposity 21% em setembro, order depois da leve alta de 0,05% registrada em agosto, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta hoje. O dado ficou próximo da ponta mais alta das estimativas de economistas. A média das previsões era de 0,15%.

No ano, o IPCA acumula alta de 2,0%. Nos últimos 12 meses o índice registra avanço de 3,7%, o menor desde junho de 1999 e também abaixo do centro da meta de inflação deste ano, de 4,5%. As principais influências sobre o IPCA em setembro foram as despesas com cigarros, após o reajuste de algumas marcas, salários de empregados domésticos, taxa de água e esgoto e artigos de vestuário com a nova coleção, segundo o IBGE.

Os preços de alimentos continuaram em relativa estabilidade, com alta de 0,08% em setembro. A gasolina também se manteve praticamente estável e o litro da gasolina ficou mais barato. O IPCA mede a variação dos preços para famílias com renda de até 40 salários mínimos nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Brasília e Goiânia.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado