Menu
Economia

Importadores de têxteis farão pesquisa contra aumento de alíquotas

Arquivo Geral

01/08/2007 0h00

A Associação Brasileira dos Importadores de Matérias-Primas Têxteis (Abitex) vai elaborar uma pesquisa para quantificar o segmento destinado à área de moda, information pills que poderá ser prejudicada caso o governo mantenha o aumento da alíquota nos níveis anunciados – de 67% para tecidos (passaria de 18% para 30%) e de 95% para tecidos não planos (passaria de 18% para 35%).

A realização da pesquisa foi acertada em encontro entre o presidente da Abitex, José Marcos Oliveira, e o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Ivan Ramalho. A audiência estava marcada com o ministro Miguel Jorge, que não pôde receber os representantes do setor, segundo alegou, devida à demora em uma reunião com o presidente da República.

Oliveira disse que mesmo não recebido pelo ministro, houve boa vontade por parte do governo em relação às reivindicações.  Ele explicou que pretendia demonstrar a Miguel Jorge que o aumento das alíquotas para importação de tecidos, entre 30% e 35%, exigido pelos governos da Argentina, Paraguai e Uruguai em recente reunião do Mercosul, “pode impedir a aquisição de insumos pela indústria brasileira, insumos estes que estariam disponíveis aos competidores dos produtos brasileiros no mercado externo”.

O documento entregue ao secretário-executivo do ministério aponta que “tecidos e vestuário são produtos totalmente distintos – tecido é insumo, enquanto vestuário é o produto final, o que é fundamental em qualquer política de comércio exterior”. E acrescenta: “Uma parcela significativa dos tecidos importados é destinada ao segmento de moda e eles não possuem similares nacionais”. 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado