Menu
Economia

Guedes fala em redução de até 50% no preço do botijão de gás

E Petrobras conversa com Cade para sair de transporte e distribuição de gás

Marcus Eduardo Pereira

27/06/2019 19h24

Brazil’s Economy Minister Paulo Guedes attends a session of the Finance and Taxation Committee of the Chamber of Deputies in Brasilia, Brazil June 4, 2019. REUTERS/Adriano Machado

Da Redação
[email protected]

Segundo o ministro da Economia, Paulo Guedes, a abertura do mercado do gás natural no país, pode causar uma queda de até 50% no preço do botijão. A afirmação foi feita hoje (27/06).

Na última segunda-feira, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovou resolução com diretrizes para dar início à abertura do mercado de gás no Brasil.

Atualmente, a Petrobrás detém o controle tanto da produção como da distribuição do gás no país. Apesar deste monopólio estatal já ter sido quebrado na legislação em 1997, a abertura para novas empresas não havia sido concretizada até agora.

“Estamos dando um choque da energia barata, quebrando um duplo monopólio, tanto na extração e refino quanto na distribuição do gás. Vamos reindustrializar o país em cima de energia barata. Essa maior competição em petróleo e gás, aceleração do ritmo de extração desses recursos naturais vão acabar chegando no botijão de gás da família, diminuindo em 30%, 40%, até 50% o custo do gás lá no final da linha”, disse Guedes.

O ministro também comentou sobre outras iniciativas em curso para abertura da economia. “Tem uma agenda grande pela frente, estamos abrindo a economia. Estamos a semanas, possivelmente, de fechar um acordo que está há duas décadas parado, que é o acordo [do Mercosul] com a União Europeia. Estamos recomendados para entrar na OCDE [Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico]. Vamos fazer a simplificação e redução dos impostos”, disse.

Petrobras conversa com Cade para sair de transporte e distribuição de gás

A Petrobras está conversando com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) sobre sua saída do segmento de transporte e distribuição de gás, disse o presidente da estatal, Roberto Castello Branco, após participar de cerimônia em comemoração da oferta subsequente da companhia, com a venda de ações ordinárias detidas pela Caixa Econômica Federal.

Nesta semana o governo federal anunciou planos para acabar com monopólios no transporte e distribuição de gás. “A Petrobras vai desenvolver todos os esforços para termos um mercado competitivo e vibrante”, disse. Ele comentou, ainda, que a petroleira vai aprofundar a venda de gasodutos e sairá da distribuição de gás.

Com informações da Agência Brasil e Estadão Conteúdo.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado