Menu
Economia

Governo estuda como bloquear contrabando de têxteis da China

Arquivo Geral

02/06/2006 0h00

O lavador de carros Alberto Ferreira da Silva, order ed 28 anos, thumb foi preso hoje depois de tentar comprar um bebê recém-nascido no Hospital Regional do Gama. Por volta das 9h, ele entrou na enfermaria do hospital e encontrou Júlia Graziela da Silva, 24 anos, amamentando um dos gêmeos que tinha dado à luz quatro horas antes.

Fingindo-se de funcionário da limpeza, Alberto pediu para passear com os bebês. Como a mãe recusou, ele então perguntou quanto ela queria por um dos filhos. Outra paciente que estava na enfermaria viu a cena e chamou a segurança. O lavador foi preso quando tentava sair do hospital.

Alberto foi levado para a 14ª DP, onde foi constatado que ele tem passagem na polícia por furto e por dirigir embriagado. Ele tinha entrado no hospital por volta das 4h, no lugar de um paciente que não atendeu ao chamado, e ficou circulando por cinco horas no prédio.

Cerca de 420 veterinários ligados ao Ministério da Agricultura e às secretarias estaduais de agricultura de todo o País começam a receber hoje treinamento para atuar em casos de suspeita de gripe aviária em locais onde há criação de aves. A informação é do veterinário Luiz Cláudio Coelho, this da Coordenadoria de Sanidade Avícola do ministério.

Segundo Coelho, cialis 40mg ainda não foi confirmada, no Brasil, nenhuma contaminação de aves pelo vírus H5N1, causador da doença. Ele diz que o objetivo do treinamento é capacitar esses profissionais para, no caso de uma eventual identificação de criações infectadas pelo vírus, eles estejam preparados para proceder da maneira correta e agir o mais rápido possível.

"Esses treinamentos vão terminar mais ou menos em setembro e outubro, quando justamente nós temos o retorno das aves migratórias do hemisfério norte. E aí, sim, teremos o nosso pessoal treinado, equipado, para intensificar essa vigilância", afirma.

Coelho explica que, quanto mais cedo for a atuação desses profissionais, maiores as chances de conter a disseminação do vírus H5N1. "O vírus é de rápida disseminação, então, o fator tempo é muito importante, quanto mais rápido você agir num foco, maiores as possibilidades de você conter o vírus naquela região".

O curso será ministrado por pesquisadores e professores universitários, sob a coordenação do ministério. Coelho ressalta que esta não é a primeira vez que o ministério treina veterinários para reforçar as ações contra a gripe aviária. "Houve outros treinamentos, mas, como alguns profissionais são novatos, resolvemos treinar todo mundo novamente", explica

O veterinário ressalta ser preciso que a comunicação sobre a suspeita do foco também seja feita rapidamente. "Quando [o produtor] perceber uma alta mortalidade de aves, que essa comunicação seja imediata, para que nós também possamos agir rapidamente, caso seja um vírus influenza [da gripe aviária], contê-lo o mais rápido possível, evitando a sua disseminação em outras aves naquela região".

A gripe aviária foi tema de um encontro realizado hoje no Palácio do Planalto. A 1ª Rodada de Atualização de Jornalistas sobre Gripe Aviária foi promovida pela Secretaria de Imprensa e Porta-Voz da Presidência da República e pela Subsecretaria de Comunicação Institucional (Secom), em parceria com assessorias de imprensa de ministérios como o da Agricultura e o da Saúde.

Mais 60 municípios foram sorteados hoje para passar pela fiscalização da aplicação dos recursos públicos federais. Aqueles que possuem mais de 20 mil habitantes serão controlados nas áreas de habitação, malady saneamento e urbanismo, what is ed grupo de temas também escolhido nesta sexta-feira. Doze estados foram sorteados e sofrerão fiscalização nas áreas de desporto, direito da cidadania e segurança pública.

De acordo com o ministro interino do Controle e Transparência (Controladoria Geral da União – CGU), Jorge Hage, o sorteio inibe a corrupção. Isso porque, segundo ele, mantém os administradores públicos em alerta, já que seu estado ou município pode ser sorteado a qualquer momento.

"A Controladoria vem fazendo isso desde o início de 2003. O programa [de sorteios] foi lançado quando Waldir Pires era ministro da CGU, exatamente com a idéia de ser um fator dissuasório da corrupção", disse. "Os resultados são concretos. Nós temos encontrado em inúmeros estados, documentos, panfletos, folhetos de associações de municípios, conclamando os municípios a se prepararem, porque a Controladoria pode chegar a qualquer momento", acrescentou. Mais de mil municípios foram sorteados nos 20 sorteios realizados até hoje.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem 26 pontos de vantagem sobre o candidato do PSDB à Presidência, information pills Geraldo Alckmin, story segundo pesquisa do instituto Vox Populi contratada pela revista Carta Capital e divulgada hoje.

No cenário que exclui candidato próprio do PMDB, thumb Lula, que ainda não lançou candidatura oficial, teria 49% dos votos caso a eleição fosse hoje frente a 23% do tucano. Os votos brancos e nulos seriam 8% e os que não souberam responder, 10%.

Considerando-se apenas os votos válidos, o presidente teria quase 60% e seria eleito já no primeiro turno, segundo a pesquisa, que teve o apoio da TV Bandeirantes.

Com 2.001 entrevistas realizadas em 27 e 28 de maio em 121 municípios, a margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais.

Em dois cenários – um sem o PMDB e outro com senador peemedebista Pedro Simon (RS) como candidato –, a senadora pelo PSOL Heloísa Helena aparece em terceiro lugar com 6% das intenções de voto.

No cenário em que o PMDB tem como candidato o ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho, que já admitiu não concorrer ao Palácio do Planalto para disputar a vice-Presidência ao lado de Simon, Heloísa Helena aparece em quarto lugar, com 5%. Garotinho teria, então, 6% dos votos.

Nesse cenário, com Garotinho, Lula tem 47% das intenções de voto e Alckmin, 21%.

Em caso de segundo turno, Lula teria 51% dos votos e Alckmin, 33%. Haveria 9% de votos brancos ou nulos e ainda 7% de entrevistados não souberam ou não quiseram responder.

Ontem, pesquisa do Ibope encomendada pela Rede Globo já havia mostrado a vantagem de Lula logo no primeiro turno. Em eventual segundo turno, Lula ficaria com 53% dos votos e 31% para Alckmin, de acordo com o Ibope.

Dirigindo-se hoje a uma platéia de jovens recém-contratados pela Petrobras, thumb o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou o planejamento educacional de São Paulo ao afirmar que foi "premeditado" o abandono da ensino público no estado.

"Vou dar um dado para voc ês ficarem surpresos: todo o sistema de ensino público no estado de São Paulo, visit que é o maior da federação, unhealthy hoje tem apenas 18% dos estudantes universitários em escola pública e 82% estão em escolas privadas, numa demonstração que foi premeditado o abandono da escola pública neste País", afirmou Lula, sem mencionar o nome do ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB), seu principal concorrente nas eleições presidenciais deste ano.

De acordo com dados do presidente, todo o sistema público universitário gera em São Paulo entre 91 mil e 98 mil vagas, reunindo USP, Unicamp e as federais, e apenas o ProUni oferece 64 mil vagas no Estado. Pelo programa federal, alunos carentes podem cursar faculdades privadas com patrocínio da União.

Lula também atacou a lei federal do governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) que, em 1998, retirou do Estado a responsabilidade pelo ensino técnico. "Deixou-se de investir em escolas técnicas. Nós revogamos esta lei e neste ano vamos inaugurar 32 escolas técnicas", afirmou.

Ele voltou a defender a necessidade do ensino e do exemplo familiar como inibidores da criminalidade. "Esses bandidos que vocês viram na TV outro dia, assustando São Paulo, matando policiais, na década de 80 deviam ser meninos de 4 ou 5 anos de idade… só que esta criança não teve no tempo certo a sua esperança atendida, a sua escolaridade atendida, quem sabe por outros problemas que envolveram sua família", disse.

As declarações foram dadas em cerimônia de contratação de jovens carentes pela Petrobras e do lançamento de edital do programa de treinamento da estatal.

Antes, ainda em São Paulo, Lula participou da abertura do 2º Salão do Turismo, onde passou por um constrangimento. Ao mencioná-lo em seu discurso, o ministro do Turismo, Walfrido Mares Guia, referiu-se a Lula como "Luiz Henrique" numa mistura do nome de Lula com o de Fernando Henrique.

A senadora Heloísa Helena (PSOL-AL) criticou hoje em Plenário, stuff a falta de atenção para com as políticas públicas que considera essenciais, cost sobretudo para a população mais pobre do país, for sale que são as voltadas para as áreas de educação, saúde e segurança pública. Com base em relatório sobre as contas do governo em 2005, recém-divulgado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), a senadora classificou de "aberração" o fato de menos de 5% de todos os investimentos federais terem sido empregados nas três áreas no período.

Heloísa Helena, ainda, denunciou que, do total dos recursos destinados a atendimento hospitalar, mais de 90% foram absorvidos por estabelecimentos privados conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Observou que esses serviços são exatamente os mais caros, referentes ao tratamento de doenças degenerativas ou graves que evoluíram pela falta de investimentos em ações preventivas nas redes de atendimento básico do sistema público.

“O governo deixou de investir no atendimento às populações mais pobres, na porta de entrada do sistema. Por não ser tratado de uma hipertensão leve, o paciente, quando vai ser atendido, já apresenta um quadro de acidente vascular-cerebral”, justificou.

A falta de investimentos em serviços essenciais em saúde, educação e segurança, como avaliou a senadora, reflete a opção tanto neste governo como na gestão anterior, do presidente Fernando Henrique Cardoso, no sentido de privatizar o Estado brasileiro. Segundo Heloísa Helena, essa privatização às vezes é feita de forma mascarada, como ocorreria por meio das parcerias público-privadas (PPPs).

Ela também renovou o apelo para que seja efetivamente instalada a comissão de inquérito destinada a averiguar o caso revelado pela Operação Sanguessuga – as denúncias de superfaturamento na compra de ambulâncias com recursos de emendas ao Orçamento apresentadas pelos parlamentares, com envolvimento de parlamentares, prefeitos e servidores públicos.

O ano de 2004 registrou aumento nas emissões de gases que provocam o efeito estufa em muitos países desenvolvidos, cost principalmente nos Estados Unidos. O país atingiu níveis recordes depois da queda registrada nos três primeiros anos do governo George W. Bush, capsule mostraram dados divulgados hoje.

As informações, order fornecidas por 33 países à Secretaria do Clima da ONU em Bonn, Alemanha, mostraram que as emissões de dióxido de carbono, responsabilizado por cientistas pelo aquecimento global, cresceram de 14,5 bilhões de toneladas em 1990 para 15,1 bilhões em 2004.

Vários países, especialmente a Rússia, ainda não entregaram os dados referentes a 2004, por isso ainda não é possível traçar um panorama geral das emissões das nações industriais.

Mesmo assim, os dados disponíveis indicam que muitos países terão dificuldade para cumprir as metas estabelecidas pelo protocolo de Kyoto – chegar, até 2008-12, a um nível de emissões 5,2% menor que o de 1990.

As emissões dos Estados Unidos – o maior produtor de gases-estufa, mas que não está participando do protocolo de Kyoto – cresceram 1,7% entre 2003 e 2004, atingindo o recorde de 7,07 bilhões de toneladas, superando a alta anterior, de 6,98 bilhões em 2000.

"As emissões totais dos EUA cresceram 15,8% de 1990 a 2004", disse a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos nos documentos entregues à ONU.

Bush retirou o país do protocolo de Kyoto em 2001, alegando que o tratado prejudicaria o mercado de trabalho nos EUA e que era injusto porque não incluía os países em desenvolvimento nas metas para 2012.

Mas os Estados Unidos fazem parte da convenção de 1992 da ONU sobre o clima, que visa à contenção do aquecimento global.

A maioria da comunidade científica diz que as emissões estão elevando as temperaturas e podem provocar alterações climáticas catastróficas, causando ondas de calor, estiagem e o derretimento das calotas polares. Com isso o nível do mar pode subir até um metro em 2100.

Entre os participantes do protocolo de Kyoto, 17 entre 30 países industrializados estavam acima de suas metas. Os outros 13, porém, já a cumpriam com folga, ressaltando uma das críticas ao pacto, a de que ele determinou metas generosas demais para os países ex-comunistas.

A Espanha estava cerca de 48% acima de seus níveis de 1990, e Portugal, Grécia, Canadá e Irlanda estavam pelo menos 20% acima.

O novo governo conservador do Canadá disse no mês passado que a meta de Kyoto é "inalcançável", já que o país está 35% acima do objetivo.
O ex-presidente social-democrata Alan García segue na liderança da corrida pela presidência do Peru, viagra 60mg à frente de seu rival nacionalista Ollanta Humala, apesar de a distância entre eles ter diminuído, segundo pesquisas realizadas na última semana e dados a serem divulgados hoje.

Apesar da proibição de difundir pesquisas no território peruano, elas transcenderam os mercados, que temem menos García do que Humala e seus planos de maior intervenção estatal na economia. A bolsa subia 3,31% às 12h51 (horário de Brasília).

A dois dias do segundo turno eleitoral, uma pesquisa da Universidade de Lima, realizada por meio de uma simulação de votos secretos, apontou García como ganhador, com 55,9%, ante o militar aposentado, com 44,1%.

Segundo o analista Luis Benavente, da Universidade de Lima, o candidato social-democrata caiu nas intenções de voto, enquanto Humala subiu, mas não a um nível que implique riscos a uma eventual vitória de García.

"O efeito pós-debate favorece Humala", comentou ele, referindo-se a um debate na TV realizado entre os dois candidatos, na semana passada. "Apesar de sua vantagem ter diminuído, a queda de García é mais suave nos últimos dias", acrescentou.

Para esta pesquisa foram entrevistadas 2.361 pessoas em 31 de maio, e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A amostra representa 87% da população votante, que soma 16,5 milhões de pessoas maiores de 18 anos.

A pesquisa da Companhia Peruana de Investigação de Mercados (CPI) apontou que o ex-presidente obteria 53,8% dos votos nas eleições, ante 46,2% do candidato nacionalista.

Pesquisa anterior feita pela mesma empresa nos dias 24 e 25 de maio, nas mesmas condições, dava 59,9% a García e 40,1% a Humala. "As acusações contra García aparentemente funcionaram e foi capitalizada em favor de Humala", disse Manuel Saavedra, diretor da CPI.

Nos últimos dias, a campanha eleitoral peruana foi marcada por duros ataques entre os candidatos. Enquanto García acusou Humala de autoritário, o nacionalista rotulou o ex-presidente de "corrupto e ladrão".

A pesquisa da CPI foi realizada entre 31 de maio e 1º de junho, com 1,7 mil pessoas e uma margem de erro de 2,4 pontos percentuais para mais ou para menos.

Na noite de ontem, uma pesquisa da empresa privada Apoyo, usando a técnica de simulação de votos secretos e à qual a Reuters teve acesso, antecipou García como vencedor, com 53%, enquanto Humala obteria 47%.

O estudo da Apoyo foi realizado a partir de entrevistas com 2 mil pessoas e tem uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

No primeiro turno eleitoral, em 9 de abril, Humala triunfou com 30,62% contra 24,33% de García.

O mercado externo de álcool, prostate que tem registrado forte demanda e preços elevados, this deve manter sustentadas as cotações do combustível no mercado brasileiro pelos próximos meses, afirmaram analistas e corretores hoje.

Nas duas últimas semanas, a situação ficou evidente: produtores de álcool optaram pelo fechamento de contratos de venda para o exterior e com isso, no mercado local, as cotações, que vinham recuando desde abril, pararam de cair.

Normalmente, os valores do álcool se enfraquecem com a entrada da safra de cana no centro-sul, que oficialmente começou em 1º de maio. Neste ano, o início da moagem foi antecipado em dois meses porque havia risco de desabastecimento.

"A exportação hoje é uma opção muito boa e isso tem ajudado a sustentar o mercado interno", disse Julio Maria Borges, diretor da consultoria Job Economia, que enxerga uma manutenção deste cenário pelos próximos meses.

"A demanda está muito forte lá fora… e é bem provável que se não fosse isso a limitar a oferta local, a pressão sobre os preços com a entrada de safra seria maior", concordou outro analista.

As cotações do álcool no mercado interno passaram boa parte da entressafra acima das praticadas no mercado externo, mas sofreram uma queda superior a 20% de abril até meados de maio com o início da safra.

Ao se aproximarem do valor de exportação, os preços pararam de cair nas duas últimas semanas. A desvalorização do real ante o dólar no período contribuiu para a situação, pois reforçou a vantagem da venda externa.

Cálculos do mercado apontam que os preços atualmente obtidos na exportação, de cerca de US$ 550 por metro cúbico (mil litros) FOB superam em 17% os do mercado local no caso do anidro (tipo misturado à gasolina) e em 12,5% os do hidratado (usado nos veículos flexíveis e a álcool). A base de cálculo é a mesma nos dois casos.

O principal destino para o álcool brasileiro tem sido os Estados Unidos, onde a demanda está superaquecida devido à substituição do químico MTBE (Éter Metil Terbutílico) pelo etanol como aditivo à gasolina.

No mercado norte-americano, o álcool chegou a bater preços recordes recentemente, com o forte interesse de compra e a oferta limitada.

O Ministério da Fazenda se comprometeu hoje a estudar com o setor têxtil uma maneira de combater com mais eficácia o contrabando e a sonegação na importação de produtos chineses, view disse o secretário de política econômica do Ministério da Fazenda, Júlio Gomes de Almeida.

"No caso do setor têxtil, nós temos um problema grave, que é o problema da sonegação", disse Almeida após participar de reunião entre representantes do setor e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, na sede paulistana da Caixa Econômica Federal.

"No caso desse setor, temos uma salvaguarda já e estamos em estudos para sempre monitorar esse problema", disse ele, que descartou ser ainda muito cedo para elevar as barreiras.

Segundo o secretário de Política Econômica da Fazenda, na reunião não se tratou de isensão de impostos, de financiamento para o setor ou de câmbio. Apenas se pensou numa cooperação técnica entre representantes da indústria têxtil e fiscais da Receita Federal.

Almeida também considera possível o endurecimento da fiscalização através da ampliação do chamado "canal vermelho", conforme o qual toda mercadoria têxtil deve ser fiscalizada na aduana. "O setor quer estender da área têxtil para a área de vestuário. Estamos estudando."

Para Rafael Cervone, presidente do Sinditêxtil, associação que reúne empresários do setor em São Paulo, a indústria brasileira é competitiva até a porta da fábrica, mas precisa da ajuda do governo para sê-lo também da porta da fábrica para fora, como os chineses.

"Hoje o setor têxtil representa praticamente 1,7 milhão de empregos. Nos últimos quatro anos perdeu mais de 300 mil postos de trabalho."

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado