Menu
Economia

Google corta laços com a Huawei em meio à guerra comercial

Como efeito do rompimento com o Google, a Huawei deve perder parcialmente a licença para as atualizações do sistema operativo Android.

Lindauro Gomes

20/05/2019 8h51

O gigante americano de tecnologia Google, cujo sistema operacional Android está instalado smartphones do mundo todo, começará a suspender suas relações com a fabricante chinesa Huawei, informaram fontes locais citadas pela agência “Reuters”. A medida vem em meio à guerra comercial entre Estados Unidos e China e é uma consequência da decisão do presidente Donald Trump de incluir a Huawei em uma “lista negra”, vetando seu uso por motivos de segurança nacional e dificultando que a companhia chinesa adquira componentes nos EUA para fabricar os aparelhos.

De acordo com a agência de notícias “Bloomberg”, além do Google, outras companhias, como Intel, Qualcomm e Broadcom também devem se desligar da Huawei.

Em resposta, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Lu Kang, disse que o país apoia suas empresas, inclusive “por vias legais para defender seus direitos legítimos”. Já a Huawei anunciou que continuará “fornecendo as atualizações de segurança e os serviços pós-venda a todos os smartphones e tablets Huawei e Honor, tanto no mercado chinês quanto globalmente”.


“A Huawei deu uma contribuição substancial ao desenvolvimento e ao crescimento do Android em todo o mundo. Como um dos principais parceiros globais do Android, trabalhamos de maneira estreita com sua plataforma open source para desenvolver um ecossistema que trouxe benefícios tanto para os usuários quanto para a indústria. Continuaremos construindo um ecossistema de software seguro e sustentável”, garantiu a empresa chinesa.

Um porta-voz do Google também informou que a empresa está “avaliando as repercussões” e que garantirá o funcionamento dos sistemas para os atuais usuários. “Para os usuários dos nossos serviços e Google Play, continuarão funcionando nos dispositivos da Huawei existentes”. Com as especulações sobre o futuro da Huawei e as consequências da guerra comercial entre EUA e China, a Bolsa de Valores de Xangai encerrou o dia em queda de 0,41%. (ANSA)

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado