Menu
Economia

Ford anuncia fim das operações no Brasil

O motivo para o fim da atividades seria a diminuição de venda e baixa produção durante o período de pandemia

Redação Jornal de Brasília

11/01/2021 16h51

João Paulo de Brito
[email protected]

A fabricante de automóveis Ford, anunciou nesta segunda-feira (11), que não irá mais realizar a produção de carros no Brasil. O motivo para o fim da atividades seria a diminuição de venda e baixa produção durante o período de pandemia.

Com isso, as fábricas localizadas nas cidades de Camaçari (BA), Taubaté (SP) e da Troller (Horizonte, CE) não realizarão mais atividades para a montadora.

Além disso, a multinacional, informou que somente a sede administrativa vai continuar no país, pois corresponde  ao Centro de Desenvolvimento de Produto e o Campo de Provas de Tatuí, no interior paulista.

O setor automobilístico nacional tem passado por um momento de recessão. De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a produção de automóveis apresentou uma queda de 31,6% no ano de 2020. Esse índice é o menor resgistrado em 17 anos.

Devido a diminuição na produção de veículo, as montadoras precisaram dispensar cerca de 213 mil trabalhadores, somente no mês de dezembro.

Ford no Brasil

  • 1919 A diretoria da Ford Motor Company aprova a criação da filial brasileira, no início com 12 funcionários, na rua Florêncio de Abreu, centro de São Paulo. O Modelo T e o caminhão TT são montados com peças importadas dos EUA
  • 1920 Um antigo rinque de patinação na praça da República, no centro de São Paulo, se torna a nova sede da Ford no Brasil
  • 1921 Sede da Ford se muda para um prédio próprio no bairro do Bom Retiro, região central de São Paulo, onde é construída a nova linha de montagem
  • 1923 Com 124 funcionários, a Ford atinge a capacidade anual de produção de 4.700 carros e 360 tratores
  • 1925 Ford inaugura uma linha de montagem no Recife (PE)
  • 1926 Modelos da marca americana começam a ser montados em Porto Alegre (RS)
  • 1927 Ford inaugura um centro de treinamento para mecânicos em São Paulo e uma linha de produção no Rio
  • 1942 Montagem nacional é interrompida devido à Segunda Guerra Mundial, e a Ford inicia os planos para nacionalizar componentes
  • 1953 É inaugurada a nova fábrica da Ford no Brasil, no bairro do Ipiranga (zona sul de São Paulo)
  • 1955 Ford passa a produzir cabines de picapes e caminhões feitas com aço de Volta Redonda (RJ)
  • 1956 Com o programa de desenvolvimento da indústria estabelecido no governo de Juscelino Kubitschek (1902-1976), a Ford se concentra na nacionalização de seus produtos
  • 1967 Montadora adquire o controle acionário de Willys-Overland do Brasil e assume as fábricas de São Bernardo do Campo (Grande São Paulo) e de Taubaté (interior de São Paulo)
  • 1976 Ford inaugura sua nova fábrica de tratores, em São Bernardo do Campo
  • 1977 É aberto o campo de provas de Tatuí (interior de São Paulo)
  • 1979 Montadora confirma a produção de veículos movidos a álcool
  • 1987 Surge a Autolatina, parceria regional entre Ford e Volkswagen
  • 1989 O motor 1.8 da VW passa a equipar as linhas Escort e Del Rey
  • 1996 Fábrica de motores e transmissões de Taubaté é reinaugurada
  • 2001 Ford inicia as operações em sua nova fábrica, na cidade de Camaçari (BA). A unidade tem capacidade para produzir 250 mil veículos por ano

Com Agências

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado