Menu
Economia

Empre?stimo pessoal: Veja o que voce? pode ganhar com a queda dos juros

O momento de queda dos juros pode ser ótimo para um empréstimo pessoal, quitar dívidas e outras ações. Acompanhe no conteúdo!

Redação Jornal de Brasília

25/09/2020 14h36

Atualizada 26/09/2020 12h38

Empre?stimo pessoal

Empre?stimo pessoal

Nos últimos tempos, os juros do empréstimo pessoal caíram bastante. Isso porque, o Governo Federal tomou algumas medidas visando diminuir os impactos da crise causada pela pandemia no Brasil.

Mas será que esse é um bom sinal para você? A resposta é sim. Basta saber aproveitar o momento e escolher bem o que fazer com a queda dos juros.

Neste artigo, apresentamos informações importantes que podem ajudar na sua decisão. Continue lendo!

Por que houve queda nos juros do empréstimo?

A crise econômica causada pela pandemia exigiu dos governos em todo o mundo medidas importantes. No Brasil, uma das mais significativa foi a diminuição da Taxa Selic, que serve como base para os juros de operações econômicas no País.

Hoje em 2%, a taxa foi modificada pelo Copom (Conselho de Política Econômica do Banco Central). A mudança busca incentivar o consumo. Afinal, com a Taxa Selic mais baixa, todas as demais taxas também são reduzidas. Inclusive os juros do empréstimo. Isso é algo que incentiva a economia a girar.

Como aproveitar a queda de juros?

Mas afinal, como isso afeta suas operações financeiras? Veja abaixo o que você pode fazer!

Aproveite a queda dos juros para quitar dívidas

Sem dúvida, um dos principais atrativos da queda na taxa de juros é que você pode obter um empréstimo pessoal mais barato. E um empréstimo pode ser uma ótima saída para quitar débitos que você tem em aberto.

Muitas dívidas, quando acumuladas, têm juros bem altos. Então, você acaba pagando bem mais do que esperava pelos valores.

Mas, ao optar por um novo empréstimo pessoal, você pode usar o dinheiro para pagar todas as suas dívidas. O resultado será que você vai manter apenas uma dívida, com juros menores.

Isso é algo que costuma facilitar sua organização financeira e o pagamento em dia das parcelas. Bem melhor do que pagar vários débitos, com juros e datas de vencimento diferentes.

Renegocie as dívidas

Vale também a pena organizar suas despesas e verificar a possibilidade de renegociar seus débitos pendentes. Com as taxas de juros mais baixas, os bancos acabam escolhendo receber menos, em vez de receber nada.

A lógica é simples: se o mercado está praticando juros menores, você pode tentar negociar com o banco a aderir essa taxa menor.

Como você está inadimplente, a empresa entende que você não consegue pagar o valor atual. Então, estará mais disposta a aderir aos juros baixos, se isso te ajudar a pagar o que deve a ela.

Tente fazer a portabilidade de crédito

Outra dica é avaliar se, com a queda dos juros, existem ofertas de portabilidade de crédito vantajosas no mercado. Fazer a portabilidade significa transferir sua dívida de um banco para o outro.

Para isso, o novo banco escolhido vai pagar a dívida no banco anterior. Então, você começará a pagar as parcelas para a instituição B.

Claro que a operação deve ser bem avaliada. É importante que as taxas de juros do novo banco sejam mais baixas, ou a operação não vai valer a pena.

Faça investimentos na Bolsa

Com a taxa de juros mais baixa, investimentos de renda fixa têm rentabilidade menor. É o caso, por exemplo, do CDI (Certificado de Depósito Interbancário).

Então, para ver suas aplicações renderem mais, procure por uma opção na Bolsa de Valores. Como sua renda é variável e não afetada pela Taxa Selic, os resultados costumam ser mais atrativos.

Cuidado com golpes!

Agora que você já sabe tudo o que precisa sobre juros do empréstimo pessoal e sobre como aproveitar o momento, é hora de fazermos um alerta com relação às fraudes, como o golpe do empréstimo.

Principalmente nas operações on-line, os riscos de golpes são grandes em serviços financeiros. Seja em empréstimos, portabilidade, aplicação de valores ou outros.

Então, é muito importante ter a certeza de que você está fazendo negócio com uma empresa idônea. Para isso, comece pesquisando sobre a marca.

Sua pesquisa pode ser feita no Google, em sites como o Reclame Aqui, e nas próprias redes sociais. Verifique a opinião dos consumidores sobre a instituição e tenha atenção às reclamações.

Alguém já disse que foi enganado pela empresa? Fuja dela!

Outra dica é verificar se o site da marca é mesmo seguro. Avalie, por exemplo, se ele conta com Selos de Segurança.

Depois, faça a simulação de empréstimo ou da operação que você deseja. Ao receber a proposta, avalie-a bem antes de fechar negócio.

Lembre-se ainda que, de forma alguma, você deve pagar alguma taxa para receber o empréstimo. O pagamento de parcelas só começa após você ter o dinheiro emprestado em mãos.

Se a empresa disser o contrário, é um golpe. Cancele a operação e denuncie o negócio à polícia, para evitar que outras pessoas tenham problemas.

E então, você acha que é uma boa aproveitar a queda de juros para fazer um empréstimo pessoal? Ou você tem interesse em outra operação financeira?

Quer receber mais conteúdos como esse direto no seu e-mail? Assine a nossa newsletter e fique por dentro de mais dicas e novidades.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado