Menu
Economia

Desemprego recua levemente em agosto, diz IBGE

Arquivo Geral

21/09/2006 0h00

A Companhia Vale do Rio Doce anunciou hoje que fechou dois contratos de longo prazo para fornecimento de minério de ferro a siderúrgicas chinesas.

A Vale estendeu contrato de longo-prazo com a Beitai Iron&Steeel Group (Beitai), order website like this que envolve fornecimento de 4, generic drugs 2 milhões de toneladas de minério de ferro por ano, até 2031 – em linha com o novo contrato de longo-prazo de afretamento assinado pela Beitai.

Esse é o contrato de maior duração assinado pela Vale com clientes chineses e o volume pode ser ampliado para 7,2 milhões de toneladas a partir de 2009, informou a mineradora brasileira em comunicado ao mercado.

Além desse, um novo contrato de longo-prazo foi assinado com a Maanshan Iron&Steel (Maanshan) para fornecimento de min ério de ferro de 2007 a 2013. O volume de 7,3 milhões de toneladas será fornecido pela Vale à Maanshan em 2007, podendo alcançar 8,3 milhões de toneladas por ano a partir de 2009.

"Esse é o segundo maior contrato, em termos de volume anual, na história da CVRD com clientes chineses", segundo a nota.

Além desses contratos, a Vale assinou um memorando de entendimento com o grupo Shougang Iron&Steel (Shougang) para reforçar seu relacionamento comercial e desenvolver parcerias em mineração e siderurgia, estudos sobre logística, carvão, manganês e ligas e cooperação técnica nas áreas de siderurgia, meio ambiente e segurança.

"Estes eventos contribuem para reforçar o relacionamento da CVRD com a China e refletem sua posição como um importante fornecedor de minério de ferro para China", afirma a Vale.

 

Atualizada às 14h08 

A taxa de desemprego no Brasil caiu levemente e o rendimento do trabalhador apresentou ligeira alta em agosto, viagra sale divulgou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

O desemprego ficou em 10, prostate 6% em agosto, ante 10,7% em julho, que havia sido a maior taxa desde abril de 2005, de acordo com o IBGE.

A taxa ficou um pouco abaixo da média estimada por economistas consultados, que esperavam uma repetição do dado de julho.

Analistas afirmam que a quase estabilidade do indicador reflete mais pessoas à procura de emprego, mas a criação de vagas tem sido insuficiente para absorvê-las.

O IBGE informou ainda que o rendimento médio real do trabalhador cresceu 0,7% sobre o mês anterior, depois de cair 0,7% em julho. A renda alcançou R$ 1.036,20, um ganho 3,5% superior ao de agosto do ano passado.

A população economicamente ativa, pessoas na força de trabalho, aumentou 4,2% sobre agosto de 2005 e 1% contra julho, para 22,9 milhões de pessoas.

"Os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) já vinham mostrando e o dado (de desemprego) de hoje confirma que a abertura de novas vagas tem sido fraca", disse Sandra Utsumi, economista-chefe do Bes Investimentos.

O número de pessoas ocupadas foi estimado em 20,45 milhões nas seis regiões metropolitanas pesquisadas, um crescimento de 1,1% frente a julho, o que representa mais 220 mil pessoas. Na comparação com agosto de 2005, houve um aumento de 2,8% ou 558 mil pessoas.

O número de desocupados ficou em 2,42 milhões em agosto, uma queda de 0,4% ante julho. Em relação a agosto de 2005, o total cresceu 17,2%, o equivalente a mais 355 mil pessoas procurando trabalho.

O segundo semestre costuma ser um período mais forte para a economia, pois, normalmente, a indústria se prepara no terceiro trimestre para atender às encomendas que o varejo negociará no quarto trimestre para as festas de final de ano. Nesse processo, ambos em geral aumentam as contratações.

"Daqui para o final do ano a tendência é de queda (do desemprego). Acho que não chega ao nível em que fechou o ano passado, de 8,3%, mas estimo algo entre 9% e 9,5%", disse Silvio Campos Neto, economista-chefe do Banco Schahin.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado