Menu
Economia

Desemprego aumenta no DF entre janeiro e fevereiro deste ano

Arquivo Geral

28/03/2018 12h03

Pedro Ventura / Agência Brasília

O desemprego no Distrito Federal registrou aumento no período entre janeiro e fevereiro deste ano, segundo a pesquisa divulgada na manhã desta quarta-feira (28), pela Companhia de Planejamento do DF (Codeplan).

A explicação, segundo o levantamento, é de que, no período, a população economicamente ativa aumentou em 5 mil pessoas, e o número de postos de trabalho diminuiu em 3 mil. Com isso, surgiram mais 8 mil desempregados — passaram de 286 mil para 294 mil.

No entanto, no acumulado entre fevereiro de 2017 e o mesmo mês deste ano, o desemprego no DF diminuiu de 20% para 18,2% em relação à população economicamente ativa. Segundo o levantamento, a queda ocorreu devido a um aumento de número de postos de trabalho em maior intensidade do que a entrada de pessoas na população economicamente ativa.

Foram 37 mil vagas a mais no período, enquanto a força de trabalho elevou-se em 9 mil pessoas. Com isso, os desempregados reduziram em 28 mil em 12 meses.

A pesquisa considera estável a queda de 3 mil postos de trabalho. A indústria de transformação (-3 mil), o setor de construção (-5 mil) e o de serviços (-2 mil) perderam, juntos, 10 mil postos.Por isso, ainda há decréscimo, mas os valores ficaram estáveis porque setores como o de comércio ganharam mais 4 mil vagas. (Com informações da Agência Brasília)

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado