Menu
Economia

Consulta ao 1º lote de restituição do Imposto de Renda é liberada

Primeiro lote, com pagamento previsto para 29 de maio, deve contemplar contribuintes idosos ou portadores de doenças graves, de acordo com a Receita Federal

Redação Jornal de Brasília

22/05/2020 9h18

Já está permitido desde as 9h desta sexta-feira (22) a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2020. Neste ano, o cronograma de restituições foi antecipado para maio, e a quantidade de lotes reduzidos de sete para cinco. 

Segundo a Receita Federal, o primeiro lote deve contemplar contribuintes idosos ou portadores de doenças graves.  O pagamento do primeiro lote está programado para o dia 29 de maio, antes do fim do prazo de entrega das declarações, que vai até junho de 2020. O último lote tem pagamento previsto para 30 de setembro. 

Como consultar

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na internet. Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados. Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

A Receita disponibiliza também um aplicativo para tablets smartphones que facilita a consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF. Com o aplicativo é possível consultar, diretamente nas bases de dados da Receita Federal, informações sobre liberação das restituições do Imposto de Renda e a situação cadastral.

A restituição fica disponível no banco durante um ano. Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento da Receita por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Com informações da Agência Brasil

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado